x

Previdência

RPPS: Ministério do Trabalho e Previdência divulga relatório sobre situação previdenciária

Apuração do Indicador de Situação Previdenciária (ISP-RPPS) identificou 15 regimes com nota máxima de sustentabilidade.

29/09/2021 09:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
RPPS: Ministério do Trabalho e Previdência divulga relatório sobre situação previdenciária

RPPS: Ministério do Trabalho e Previdência divulga relatório sobre situação previdenciária Pexels

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou nesta terça-feira (28) o resultado prévio do Indicador de Situação Previdenciária (ISP-RPPS), relativo ao ano de 2021. 

Esse indicador avalia vários critérios dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de estados e municípios, tais como gestão e transparência e situação financeira e atuarial.

Nessa apuração, o ranking nacional mostrou que 15 RPPS tiveram classificação máxima no ISP, a nota “A”. Outros 513 RPPS obtiveram a classificação “B”, 653 a “C” e o restante, “D”. No ISP do ano passado, 10 RPPS haviam obtido a classificação máxima no ISP.

Os indicadores resultam de dados de receitas, despesas, investimentos, avaliações atuariais, regularidade de critérios para emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária, envio tempestivo de informações, além de considerar a classificação obtida no Programa de Certificação Institucional e de Melhoria da Gestão (Pró-Gestão RPPS).

Impugnação

Os interessados terão 30 dias para apresentar à Secretaria de Previdência, por meio do sistema GESCON-RPPS, impugnação aos resultados apresentados. O prazo passa a contar a partir do dia 30 de setembro, conforme previsto na Portaria SPREV/ME nº 14.762/2020.

A apreciação e a decisão serão informadas, nesse mesmo sistema, aos respectivos interessados em até 30 dias contados do encerramento do prazo para apresentação da impugnação. Após a análise das impugnações, será disponibilizado o Relatório Final do ISP 2021.

A planilha com o resultado prévio ISP 2021 pode ser acessada em https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/assuntos-previdencia/previdencia-no-servico-publico/indicador-de-situacao-previdenciaria

O Painel do Indicador de Situação Previdenciária para consulta das informações que foram utilizadas nos cálculos e resultados dos indicadores do ISP de 2019, 2020 e 2021 também está disponível em https://painel-isp.economia.gov.br/extensions/painel-isp/painel-isp.html

Fonte: Gov.br

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.