x

1º DE OUTUBRO

Dia do Vendedor: confira dicas para melhorar suas vendas e encantar os clientes

Neste dia 1º de outubro é celebrado o dia do vendedor, conheça a importância de cativar seus consumidores antes de fazer a venda.

01/10/2021 10:00:01

2,3 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Dia do Vendedor: confira dicas para melhorar suas vendas e encantar os clientes Foto: Pexels

Comemorado anualmente em 01 de outubro, há mais de 80 anos, o Dia do Vendedor ganhou data específica para ser celebrado e, o verdadeiro profissional desta área, mais do que oferecer um produto, é aquele que deve entender, se interessar e se especializar na arte de encantar.

Antes de qualquer coisa neste setor, o primeiro passo é o atendimento e isso com certeza é motivo por si só para atrair a atenção do consumidor e a conversa fluir ou simplesmente perder a chance da venda. 

Não adianta querer o resultado final antes de entender e encantar o cliente. A venda vai além daquela única compra, se seu atendente cativar a pessoa, será seu marketing gratuito e orgânico, atraindo novos clientes e multiplicando as vendas.

Para realizar um atendimento de excelência, Erik Penna, autor e especialista em vendas, enfatiza que a resposta é bem simples: é preciso investir constantemente em treinamento, avaliação e motivação, já que, a repetição é a melhor forma de aprendizagem para o ser humano.

Para se tornar um vendedor ainda mais capacitado, confira dicas para seus resultados melhorarem e impulsionar as vendas.

Se envolva com seu público e com seu produto

É imprescindível gostar de gente, de ajudar e inspirar as pessoas, de se relacionar levando soluções e ideias que melhorem a vida dos clientes. É preciso gostar do produto que vende e conhecer bem o que vai oferecer, afinal, ninguém ama aquilo que não conhece.

Faça as perguntas certas

Saber perguntar para entender e só depois atender a real necessidade do cliente é a forma mais efetiva de proceder. Alguns vendedores não se sentem à vontade para fazer perguntas e alegam que os clientes não apreciam esta prática.

De fato, algumas pessoas não gostam de ser questionadas, mas duas dicas podem resolver isso: a) pergunte em tom de bate-papo e não de interrogatório; b) justifique as perguntas, ou seja, avise o cliente que fará algumas questões para conseguir entender melhor a necessidade dele e, de acordo com as respostas, você poderá buscar a melhor opção e condição monetária. Pronto! Sabendo disso, muitos clientes sentirão que serão beneficiados e responderão bem mais motivados.

Escute o que o cliente precisa

Com o passar do tempo, o profissional de vendas que atua com excelência evoluiu e aprendeu que não adianta mais falar demais e vencer o cliente pelo cansaço ou com alguma mentira. Ele precisa dizer a verdade e escutar para descobrir a melhor sugestão para apresentar.

O mercado no passado valorizava o vendedor que falava bastante, mas hoje isso mudou. Diversas empresas preferem o vendedor introvertido, aquele que fala menos, mas escuta atentamente e responde de forma assertiva. O falastrão que engana os clientes para vender a qualquer custo está fadado ao fracasso, pois o peixe morre pela boca.

Valorize os treinamentos

O treinamento já é o terceiro fator mais valorizado na hora de reter talentos nas organizações, se você é o empresário, invista em treinamentos para seus funcionários se aprimorarem e logo veja os resultados.

Com informações Erik Penna

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.