x

TECNOLOGIA

Conheça a premissa da obsolescência programada e entenda por que algumas coisas não foram feitas para durar

Entenda o conceito que faz parte do cotidiano de todas as pessoas a nível mundial e qual o impacto disso.

02/10/2021 13:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conheça a premissa da obsolescência programada e entenda por que algumas coisas não foram feitas para durar

Conheça a premissa da obsolescência programada e entenda por que algumas coisas não foram feitas para durar Foto: pexels

Não é só impressão quando seu celular recém-comprado dura menos que o seu último aparelho, ou que algum parente comenta que teve a mesma geladeira por 30 anos e agora precisa trocar com mais frequência seus eletrodomésticos e outros bens de consumo.

Esse fato é chamado de obsolescência programada, um mecanismo que literalmente programa seu item para durar menos tempo de forma proposital. Também conhecido como obsolescência planejada, é um termo de economia que estrategiza a forma de produzir itens, projetando o tempo de vida útil de forma mais curta do que a tecnologia já é capaz de atender.

Com itens ultrapassados, o cliente já tem motivos para realizar sua próxima compra. Seja um sistema que deixa de atualizar, que passa a ficar lento ou demonstra um problema técnico que quase força o consumidor a comprar um novo utensílio em um tempo relativamente curto.

Esta prática impacta desde a forma em que os produtos são pensados e como as pessoas se relacionam com suas compras, suas expectativas e planejamentos em relação a determinado item.

Isso acontece em diversos setores, como automóveis, eletrodomésticos, moda, informática e eletroeletrônicos.

Quais os tipos de obsolescência programada

Obsolescência percebida, perceptiva ou psicológica

É o cenário mais comum, em que o produto em mãos está em perfeito estado mas já possui uma versão mais nova e com algumas melhorias, tornando o aparelho que possui ultrapassado.

Obsolescência tecnológica

Quase seguindo uma ordem natural do desenvolvimento da tecnologia, esse tipo de obsolescência acontece quando um produto é substituído por outro de fato melhor, mais moderno e avançado, de forma que o anterior cumpre seu papel até o fim mas deixa de ser compatível com as necessidades atuais.

Proteção ao consumidor

O Código de Defesa do Consumidor protege o cliente e não permite que empresas que produzem e comercializam seus produtos no Brasil não ofereçam peças de reposição para seus itens. Assim o consumidor não precisará comprar um novo aparelho sendo que só precisaria de uma troca de bateria por exemplo.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.