x

Inadimplência

MPEs: Inadimplência das micro e pequenas empresas cai 0,9% em agosto

No período, ocorreram 5,33 milhões de negócios desse porte com o nome no vermelho.

02/10/2021 10:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MPEs: Inadimplência das micro e pequenas empresas cai 0,9% em agosto

MPEs: Inadimplência das micro e pequenas empresas cai 0,9% em agosto Pexels

A inadimplência das micro e pequenas empresas diminuiu 0,9% no mês de agosto, quando comparada ao mês anterior. No período, ocorreram 5,33 milhões de negócios desse porte com o nome no vermelho. A informação é da Serasa Experian. 

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a disponibilização de linhas de crédito para micro e pequenas empresas negociarem suas dívidas, a partir de julho deste ano, impactou favoravelmente o índice.

"Os donos de negócios estão em busca de auxílio para lidar com suas pendências financeiras. Por isso, o recuo observado não reflete uma melhora para as empresas, mas sim um alívio temporário, já que os empreendedores ainda devem encontrar muitos desafios diante ao quadro econômico do país", disse Rabi.

Setores

Considerando-se os negócios de micro, pequeno, médio e grande porte, foram registrados 5,83 milhões de empresas insolventes em agosto, ante 5,87 milhões em julho. 

A maior parcela de empresas negativadas é do setor de serviço (51,2%), seguido pelo comércio (38,7%) e indústria (8,0%).

Linhas de crédito

Confira as linhas de crédito disponibilizadas para micro e pequenas empresas durante o período em que a pesquisa foi realizada.

Crédito para capital de giro 

As taxas de juros do crédito para capital de giro estão entre as mais vantajosas do mercado, principalmente quando oferecidas pelas fintechs. 

Elas se destacam por disponibilizar recursos financeiros de forma mais rápida e sem burocracias, além de oferecer condições personalizadas para cada tipo de negócio.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis também pode ser uma aliada do empreendedor em caso de diminuição de liquidez da empresa.

Essa modalidade de crédito consiste em antecipar os recursos que a empresa tem por vencer, ou seja, o empresário pode antecipar o recebimento de cheques pré-datados, duplicatas e outros recursos que a empresa tenha direito.

Não se pode perder de vista que, para recorrer a este tipo de modalidade, o empreendedor tem que estar atento aos instrumentos de gestão financeira.

Linhas especiais do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social também oferece linhas de crédito às micro, pequenas e médias empresas com taxas de juros diferenciadas.

O relacionamento das empresas com o BNDES é feito através dos próprios bancos privados e públicos, que oferecem as linhas de crédito oferecidas pelo governo.

Os recursos oferecidos pelo BNDES podem ser concedidos via cartão de crédito do banco. Nesta modalidade, as taxas são pequenas quando comparadas com os demais cartões e o prazo para pagamento dos empréstimos pode ser bastante distendido.

Empréstimos de uso livre

Os bancos e cooperativas podem conceder recursos para que os empresários usem de forma livre, ou seja, não há uma destinação específica para uso do recurso obtido. 

Em uma operação de recursos direcionados, como o financiamento de um automóvel, por exemplo, o empreendedor somente terá acesso ao bem que foi definido antes da obtenção do recurso.

Na modalidade de crédito livre, a empresa poderá usar o recurso com obrigações diversas, como o pagamento de salários, de boletos, entre outros.

Microcrédito 

O microcrédito consiste na concessão de recursos de até R$20 mil aos microempreendedores individuais e pessoas jurídicas que não tenham faturamento superior a R$360 mil por ano.

O recurso pode ser aportado no caixa da empresa para o financiamento das operações, servindo como capital de giro ou mesmo na aquisição de equipamentos e ferramentas, por exemplo.

Cooperativas

As cooperativas de crédito também são autorizadas pelo Banco Central a conceder recursos àqueles que constituem o quadro de cooperados.

Assim como no microcrédito, o volume de recursos concedidos pelas cooperativas cresceu de forma significativa em 2020. Parte da explicação para este movimento vem justamente do relacionamento que elas têm com seus membros. 

Em outras palavras, é considerado mais fácil conseguir recursos das cooperativas que dos bancos comerciais.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.