x

Criminalidade

Pix: Banco Central organiza combate a contas laranjas para reforçar segurança da ferramenta

De acordo com o presidente do BC, há esforços intensificados para identificar esses tipos de conta e proporcionar mais segurança ao Pix.

05/10/2021 09:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pix: Banco Central organiza combate a contas laranjas para reforçar segurança da ferramenta

Pix: Banco Central organiza combate a contas laranjas para reforçar segurança da ferramenta Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Nesta segunda-feira (4), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, comunicou que está havendo um esforço para combater contas laranjas, que são contas criminosas abertas em nome de outras pessoas. 

De acordo com o Campos Neto, a medida é para aumentar a segurança do Pix, ferramenta de pagamento instantâneo do BC. 

“A gente está forçando, incentivando, a identificação desse tipo de contas e o cancelamento mais rapidamente”, disse durante palestra na Associação Comercial de São Paulo. 

O presidente do BC pontuou que, no caso de fraude ou até sequestro, os criminosos precisam de uma conta bancária sem os próprios dados pessoais para movimentar recursos. Por isso a importância em identificar e fechar essas contas. 

“A gente precisa atacar esse movimento de conta laranja. Precisa que os bancos se sintam muito responsáveis quando alguma conta laranja no sistema deles é usada para algum ato ilícito”, acrescentou.

Sem essa possibilidade de receber o dinheiro, Campos acredita que os criminosos devem desistir de praticar esse tipo de ilegalidade pelo Pix. 

“No final das contas, se eu não tenho como pegar o dinheiro em espécie em nenhum momento eu tenho uma diminuição da criminalidade relacionado a isso”, destacou.

Novas regras do Pix entram em vigor

Também nesta segunda-feira (4), entrou em vigor as novas regras do Pix que limitam em R$ 1 mil as transferências e pagamentos de pessoas físicas entre as 20h e as 6h. As contas de pessoas jurídicas não foram afetadas pela nova regra.

A restrição vale tanto para transações via Pix, sistema de pagamento instantâneo, quanto para outros meios de pagamento, como transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos.

O cliente poderá alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras. No entanto, os aumentos serão efetivados de 24 horas a 48 horas após o pedido.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.