Todos os empresários precisaram se adaptar durante os últimos 18 meses para conseguirem se manter no mercado, e o meio digital foi uma das formas que capacitou o micro e pequeno negócio a não parar mesmo nas fases mais duras de restrições de circulação.
Segundo levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Sebrae, cerca de 70% da categoria destes empreendedores utilizam neste momento algum meio de comunicação como o WhatsApp, Facebook e Instagram para realizar suas negociações e vendas.
Antes da pandemia, o número de micros e pequenos empresários que utilizavam estas ferramentas para desempenhar suas funções era muito menor, apenas 47% contavam com estes meios, que hoje se tornaram alternativas viáveis às formas de divulgação e vendas presenciais.
Mensagens instantâneas
Para aqueles que ainda não apostam nos aplicativos de mensagens instantâneas e mídias sociais para alavancar seu negócio, vale lembrar que as redes são gratuitas e que não requerem um investimento para uso.
Existem algumas funcionalidades pagas com valores variáveis para empresários que gostariam de patrocinar algum conteúdo para alcançar novos públicos, mas são itens adicionais e podem ser feitos conforme necessidade e capacidade do negócio.