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Pequenos negócios: 70% da categoria utiliza aplicativos de mensagens instantâneas para realizar vendas

Serviços de mensagens aliados às redes sociais conseguem impulsionar as vendas no meio digital.

05/10/2021 10:00:01

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Pequenos negócios: 70% da categoria utiliza aplicativos de mensagens instantâneas para realizar vendas

Pequenos negócios: 70% da categoria utiliza aplicativos de mensagens instantâneas para realizar vendas Foto: Pexels

Todos os empresários precisaram se adaptar durante os últimos 18 meses para conseguirem se manter no mercado, e o meio digital foi uma das formas que capacitou o micro e pequeno negócio a não parar mesmo nas fases mais duras de restrições de circulação.

Segundo levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Sebrae, cerca de 70% da categoria destes empreendedores utilizam neste momento algum meio de comunicação como o WhatsApp, Facebook e Instagram para realizar suas negociações e vendas.

Antes da pandemia, o número de micros e pequenos empresários que utilizavam estas ferramentas para desempenhar suas funções era muito menor, apenas 47% contavam com estes meios, que hoje se tornaram alternativas viáveis às formas de divulgação e vendas presenciais.

Mensagens instantâneas

Para aqueles que ainda não apostam nos aplicativos de mensagens instantâneas e mídias sociais para alavancar seu negócio, vale lembrar que as redes são gratuitas e que não requerem um investimento para uso. 

Existem algumas funcionalidades pagas com valores variáveis para empresários que gostariam de patrocinar algum conteúdo para alcançar novos públicos, mas são itens adicionais e podem ser feitos conforme necessidade e capacidade do negócio.

 

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