x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Abatimento de imposto

IPVA 2022: crédito da Nota Fiscal Paulista pode ser destinado para imposto até dia 31

Veja um passo a passo de como fazer a destinação de créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA 2022.

06/10/2021 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IPVA 2022: crédito da Nota Fiscal Paulista pode ser destinado para imposto até dia 31

IPVA 2022: crédito da Nota Fiscal Paulista pode ser destinado para imposto até dia 31 Pexels

Consumidores que estão cadastrados na Nota Fiscal Paulista e desejam utilizar o crédito do programa para pagar total ou parcialmente o IPVA (imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022, têm até o dia 31 de outubro para destinar os valores.

Pelas regras, o mês de outubro é o único em que consumidores podem utilizar seus créditos para o IPVA. Para isso, é preciso fazer o pedido até o fim do mês no site da Nota Fiscal Paulista.

Também é preciso que o veículo escolhido para abater o valor do IPVA esteja no nome do usuário cadastrado no programa da nota fiscal e , no site, é preciso informar o Renavam.

Os créditos da Nota Fiscal Paulista só podem ser utilizados para reduzir o valor do IPVA, não o das taxas de licenciamento, DPVAT e multas, se houver.

Em outubro de 2020, 20.846 consumidores solicitaram o abatimento do IPVA deste ano, totalizando cerca de R$ 1,4 milhão, segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Crédito que pode ser destinado ao IPVA

Pelas regras, o consumidor poderá escolher qual valor deseja enviar para o abatimento do IPVA e não há um valor mínimo de créditos para ser usado. Após fazer a opção pelo abatimento do imposto, o valor não poderá ser devolvido, mesmo se o carro for vendido posteriormente.

Há possibilidade de restituição do valor dos créditos utilizados para abatimento do IPVA de veículos roubados e furtados, seguindo as regras de restituição do IPVA recolhido indevidamente ou acima do valor devido.

Passo a passo para utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista

  • Vá até o site da Nota Fiscal Paulista, entre com seu CPF e a senha cadastrada
  • Clique em "Não sou robô" e vá em "Acessar"
  • Aparecerá uma tela com as informações sobre a opção de usar os créditos para abatimento do IPVA. Vá em"Continuar"
  • Na barra em vermelho, acesse o menu “Conta corrente” e, em seguida, clique em “Utilizar Créditos”
  • Selecione a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”
  • Informe o número do Renavam e clique na palavra "verificar"
  • Se a numeração estiver correta, o sistema habilita o botão "Confirmar" e o campo para o proprietário do veículo informar o valor que vai usar (ao lado, aparecerá quanto você tem de créditos atualmente)
  • Após clicar em "Confirmar", o sistema mostrará uma ficha com o nome do proprietário e todos os detalhes do carro (placa, Renavam, marca/modelo, ano de fabricação, combustível), além do valor do crédito utilizado
  • Clique em "Confirmar" ou "Corrigir Dados"

A transferência dos créditos para abatimento do IPVA é irretratável, ou seja, uma vez confirmada não poderá ser modificada. 

Fonte: com informações do Agora São Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.