x

Diário Oficial da União

Governo mantém suspensa retirada de beneficiários do Bolsa Família por 180 dias

Apesar da medida, o Ministério da Cidadania afirma que quem está na fila do bolsa família não será prejudicado.

08/10/2021 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo mantém suspensa retirada de beneficiários do Bolsa Família por 180 dias

Governo mantém suspensa retirada de beneficiários do Bolsa Família por 180 dias Pexels

Está suspenso pelos próximos 180 dias, a exclusão e inclusão de cadastros no Bolsa Família e no CadÚnico. A determinação é do Ministério da Cidadania.

Segundo a pasta, a medida é para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de cadastramento em razão da pandemia de Covid-19. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7).

O ministério também informou que as operações dos programas sociais do governo federal estão prejudicadas pela suspensão das aulas, já que a frequência escolar é um dos requisitos para receber o Bolsa Família. Também estão prejudicadas pelo direcionamento de unidades de saúde para atendimento de contaminados pela Covid-19 e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros pontos de cadastramento. 

Mas a pasta afirma que quem já está na fila de espera para receber o Bolsa Família não será prejudicado, pois mensalmente podem ser incluídas novas famílias conforme há exclusão de outras que deixam de cumprir os critérios necessários para manter o benefício em dia. 

A regra também vale para quem faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de outros programas sociais. 

Frequência escolar

Outra determinação do ministério é de que o indicador resultante do cálculo do fator de operação, índice que considera a taxa de atualização cadastral e a frequência escolar dos menores de idade da família para garantir a concessão de benefícios, referente à competência de fevereiro de 2020, seja mantido por mais 120 dias.

Após o término do período, será utilizada apenas a taxa de acompanhamento da frequência escolar, referente à competência de fevereiro de 2020, por mais 90 dias.

Em setembro, 9,45 milhões de trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família receberam o auxílio emergencial. 

Para este grupo, o valor total da folha de pagamentos é de R$ 2,83 bilhões, segundo o governo federal. Ao todo, 14,65 milhões de famílias receberam a grana de um dos programas de transferência de renda no mês passado.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.