x

AUTOMAÇÃO DE DADOS

Automação de dados no e-commerce consegue revelar tendências e oportunidades de atuação

A automação consegue coletar informações valiosas para sua empresa, auxiliando na tomada de decisões e auxiliando em possíveis crises.

11/10/2021 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Automação de dados no e-commerce consegue revelar tendências e oportunidades de atuação

Automação de dados no e-commerce consegue revelar tendências e oportunidades de atuação Foto: pexels

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 150 mil lojas migraram para plataformas digitais em 2020, registrando uma nova loja virtual a cada minuto no auge do isolamento social. 

Muitos negócios analógicos tiveram que se adaptar rapidamente para não fechar as portas durante a pandemia, e passaram a vender seus produtos e serviços no mundo digital.

Diante desse novo cenário, o varejo online é um segmento de e-commerce que não irá parar de crescer e o próximo passo é aperfeiçoar o espaço conquistado pelos lojistas, melhorando a experiência de compra, atingindo novos públicos e automatizando processos.

Como usar a automação para impulsionar sua empresa

De acordo com João Drummond, CEO e fundador da Crawly, startup de desenvolvimento de robôs inteligentes para busca e coleta de dados, esse é o momento para impulsionar o seu comércio online. Ele afirma que a melhor forma de fazer isso é investindo em ferramentas para automação e modernização do seu negócio. 

"A automação de dados por meio do uso de tecnologia, minimiza os erros, aumenta a produtividade da equipe, dá mais foco nas metas do negócio, gera consumidores em potencial e identificação de clientes. Com o uso da tecnologia e a modernização do seu negócio você terá acesso a tendências, gargalos e oportunidades em sua área de atuação”, explica o CEO.

Outra vantagem segundo ele é em relação à precificação dos produtos, os robôs detectam valores mínimos e máximos para cada mercadoria ao checar diversos sites diferentes em tempo real. João explica que as variações consideram o comportamento do mercado, levando em conta fatores econômicos.

"Dessa forma, a loja virtual consegue manter os preços mais baixos em relação aos concorrentes, ganha vantagem competitiva e aumenta as oportunidades de negócio", afirma Drummond.

Facilidade nas rotinas das lojas virtuais

A automação de dados facilita a vida do e-commerce desenvolvendo informações personalizadas para cada tipo de empreendimento, a solução grava e entrega dados de todos os processos, qual é o comportamento dos vendedores e características do produto, o que permite o empreendedor ter mais domínio sobre o seu negócio.

"Essa é uma das principais vantagens de automatizar seu e-commerce. Esses dados são fundamentais para a tomada de decisões e novas estratégias. Desse modo, é mais fácil corrigir possíveis falhas e melhorar a qualidade dos processos, o que também influencia diretamente no aumento do faturamento".

A automação de dados é uma tendência, por entregar informações relevantes e rápidas para gestores, mas é necessário saber utilizá-las de modo inteligente, conforme aponta o especialista.

Com informações Crawly

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.