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Recolocação profissional

Processo seletivo: 9 erros mais comuns na dinâmica de grupo que você não pode cometer

Veja situações que devem ser evitadas durante uma dinâmica de grupo e dicas de como se sair bem em cada situação.

11/10/2021 15:00:01

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Processo seletivo: 9 erros mais comuns na dinâmica de grupo que você não pode cometer Pexels

A busca por uma recolocação profissional pode ser um processo cansativo e que causa ansiedade nos candidatos. A dinâmica de grupo, em processos seletivos, pode ser um fator agravante para essas condições.

A atividade em conjunto requer um certo controle emocional por parte do candidato para que ele tenha um bom desempenho, além de outros comportamentos relevantes.  Devido à pandemia, essas dinâmicas podem ser feitas remotamente e existem alguns erros comuns que ocorrem nesse momento que podem atrapalhar sua performance, ocasionando uma eliminação por parte do recrutador. 

Pensando nisso, veja 9 erros que mais ocorrem na dinâmica de grupo e também dicas que auxiliarão candidatos a saírem muito bem nesse desafio.

1. Tentar adivinhar o que a empresa busca

Hoje, com tantos softwares e ferramentas que auxiliam o RH a realizar uma triagem mais estratégica no R&S, baseada em dados sólidos, como o mapeamento do perfil comportamental, de nada vai adiantar você tentar adivinhar o perfil de profissional que a empresa busca e fazer um personagem. 

Até porque, mesmo que em um primeiro momento você consiga convencer o recrutador que é comunicador ou tem perfil de liderança, por exemplo, o profissional de RH está munido com diversas informações sobre você que foram coletadas no big data, nas etapas anteriores e que podem facilmente te desmascarar, causando sua eliminação.

O que fazer para evitar

Seja você mesmo! Além disso, acredite no seu potencial, mostre-se dinâmico e pró-ativo. Se você chegou nessa etapa, certamente, o recrutador gostou do seu perfil. Então, por que mentir? 

Além disso, lembre-se que ser contratado para uma vaga que não tem a ver com o seu perfil comportamental pode ocasionar frustrações, tanto para o profissional quanto para a empresa. 

2. Chegar atrasado

Sabemos que imprevistos sempre podem acontecer, principalmente nas grandes cidades, onde existem um alto fluxo de trânsito e acidentes. Mas chegar atrasado em uma dinâmica de grupo não é bom para o candidato, podendo passar uma imagem de descomprometimento.

O que fazer para evitar

Procure se programar, verificando em aplicativos de trânsito, por exemplo, quanto tempo você gastará para chegar no local da dinâmica. Além disso, também é indicado olhar a previsão do tempo, pois sabemos que em períodos de chuva é normal que o trânsito se complique. Ainda, tente chegar, pelo menos, 15 minutos antes do horário marcado.

Por fim, caso a dinâmica seja realizada de forma remota, não deixe de colocá-la em eventos no calendário da sua agenda online e programar uma notificação para, pelo menos, meia hora antes.

3. Sentir-se muito à vontade

Com certeza, em uma dinâmica de grupo, você já se deparou com algum candidato que tentou aparecer mais que os outros.

Mas saiba que esse comportamento não é bem-visto pelos recrutadores. Na verdade, quando o candidato fala demais, atropela suas ideias e, muitas vezes, utiliza gírias, acaba passando uma imagem de insegurança e nervosismo, além de arrogância. 

O que fazer para evitar

Procure exercitar e desenvolver seu autoconhecimento, por meio de técnicas de reflexão, para que você possa controlar suas emoções na dinâmica de grupo. Assim, você poderá mostrar suas competências comportamentais e técnicas de maneira confiante e tranquila, sem precisar sobrepor os outros candidatos.

4. Timidez excessiva

Ao contrário do tópico anterior, mas não menos importante, passar o tempo todo calado na dinâmica de grupo, por conta da timidez, é altamente prejudicial. Isso porque, o candidato que não interage com o grupo, não pergunta e não expõe suas ideias, simplesmente não pode ser avaliado. 

Se você estiver concorrendo ao cargo de liderança, então, é preciso driblar a timidez, pois a capacidade de comunicação é uma soft skill altamente relevante nesse caso.  

O que fazer para evitar

Recorra às práticas de relaxamento e, mais uma vez, aos exercícios de autoconhecimento. Tente também não ficar lembrando de processos seletivos anteriores que não deram certo. Empenhe-se, estude sobre a empresa e confie no seu potencial. 

5. Não prestar atenção

É muito inconveniente quando um candidato não presta atenção ao que o profissional de RH fala durante a dinâmica de grupo, fazendo com que ele tenha que repetir as diretrizes ou que sejam respondidas mais de uma vez perguntas que já foram realizadas por outros participantes. 

O que fazer para evitar

Preste atenção e, se puder, anotar tudo! Leve um bloquinho, uma caneta e faça anotações sobre as informações passadas pelo recrutador, suas dúvidas, passo a passo da dinâmica e sobre as ideias e opiniões dos outros candidatos. 

6. Não ter informações sobre a empresa

Pense na seguinte dinâmica de grupo: você é um candidato a uma vaga no setor de comunicação e a dinâmica é realizar um projeto de uma campanha de marketing. Mas você não pode acessar a internet durante a dinâmica e não estudou em casa sobre a cultura da empresa, ou seja, sua política, missão e valores. Com certeza, você será desclassificado, não é mesmo?

Não pesquisar sobre a empresa é uma falha gravíssima que mostra desinteresse pela vaga e pode te atrapalhar em todas as etapas do processo seletivo e não só na dinâmica de grupo.

O que fazer para evitar

Procure separar um momento do seu dia para visitar o site da empresa, ler sobre sua história, cultura e o papel dela diante da sociedade. 

Vale também visitar as redes sociais, principalmente o LinkedIn, além de buscar notícias sobre a empresa e a área em que ela atua. Assim, você estará mais preparado para qualquer dinâmica de grupo.

7. Exagerar na competição

Claro que, dependendo da vaga que você está concorrendo, a empresa vai valorizar a competitividade como uma soft skill fundamental para o cargo. Mas é preciso ter cautela para não transformar essa competitividade em agressividade. Por isso, nada de atropelar os concorrentes para chegar na frente!

O que fazer para evitar

Mais uma vez, coloque em prática seu autoconhecimento e autoconfiança, mostrando todo seu talento e criatividade. Mas sempre escutando o que os outros candidatos têm a dizer e respeitando suas ideias e opiniões. Afinal, a dinâmica de grupo é realizada para entender como você se comporta trabalhando em equipe.

8. Vestir-se inadequadamente

Agora que você já entende a importância de estudar sobre a empresa, fica mais fácil saber o que vestir para a dinâmica de grupo.

Quando se trata de uma startup, por exemplo, terno e gravata com certeza não combinam com o fit cultural da empresa, não é mesmo? Além disso, como a dinâmica de grupo pode, às vezes, exigir algumas atividades mais descontraídas, prefira roupas mais leves e um sapato baixo. 

O que fazer para evitar

Mais uma vez, é importante se respeitar e utilizar roupas que você se sinta à vontade. Mas também é essencial conhecer e respeitar o perfil da empresa para a qual se candidatou. Agora, caso se trate de uma vaga onde não é revelado o nome da empresa, invista no básico: camisa branca e calça preta.

Se a dinâmica de grupo for online, também é importante se arrumar do mesmo modo de uma presencial, para causar uma boa impressão e até mesmo para que você se sinta mais confiante.

9. Criticar o processo seletivo

Lembre-se que, mesmo antes da dinâmica de grupo começar, você está sendo avaliado o tempo todo na sua postura ética e profissional. Por isso, quando você se envolve em conversas paralelas e critica a empresa ou algo no processo seletivo que te desagradou, transmitirá uma imagem extremamente negativa ao RH da empresa.

O que fazer para evitar

Um feedback construtivo sempre é bem-vindo para a empresa, mas existem momentos mais apropriados para ter essa conversa com o recrutador do que em uma dinâmica de grupo. 

Por isso, espere esse momento terminar e pergunte ao RH se você pode conversar em particular depois que a atividade terminar ou até mesmo em outro dia.

Fonte: com informações do RH Portal

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