x

Pesquisa

Trabalho remoto: mulheres têm maior potencial de modalidade do que homens

Um estudo da FGV Ibre mostrou ainda que 22,3% de mulheres têm ocupações compatíveis com o teletrabalho e estrutura para desempenhá-lo.

18/10/2021 18:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Trabalho remoto: mulheres têm maior potencial de modalidade do que homens

Trabalho remoto: mulheres têm maior potencial de modalidade do que homens Pexels

Um estudo inédito de pesquisadores do FGV Ibre mostrou que a fatia de mulheres com ocupações compatíveis com o teletrabalho e que têm infraestrutura para desempenhá-lo chega a 22,3% no Brasil. Entre os homens, ela cai para 14,2%.

Uma pesquisa recente do Credit Suisse também destacou que o perfil do emprego feminino, mais focado em serviços, favorecerá uma maior inserção das mulheres no mercado de trabalho futuramente.

O problema é que, se por um lado, o potencial de trabalho remoto do Brasil pode contribuir, eventualmente, para uma queda da desigualdade entre homens e mulheres, por outro, deve acentuar outras desigualdades.

Esse risco é evidenciado pelos recortes que os economistas da FGV fizeram por região, raça e até pela divisão do mercado entre os setores público e privado. “Há o risco de um aumento geral da desigualdade no país”, diz o economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, um dos autores do estudo.

Os dados mostram que, enquanto o trabalho remoto pode ser realizado por 40% dos funcionários públicos, entre os empregados do setor privado fica em apenas 15%. 

O potencial de teletrabalho entre trabalhadores brancos e amarelos é o dobro do registrado entre profissionais pretos e pardos: 24,5% contra 12,2%, respectivamente.

Fonte: com informações da Folha de S.Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.