x

Profissionais 2022

Veja os cargos em alta em Contabilidade e Finanças, segundo Guia da Robert Half

Posições mais estratégicas ganham espaço e encabeçam o aquecimento da área de contabilidade e finanças.

20/10/2021 15:30:01

7,4 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Veja os cargos em alta em Contabilidade e Finanças, segundo Guia da Robert Half Foto: Pexels

A Covid-19 segue responsável pela aceleração de uma série de mudanças que estão ditando os rumos das relações de trabalho no mundo, mesmo após 20 meses desde o decreto oficial da pandemia.

O novo Guia Salarial 2022 da Robert Half comprova isso em sua 14ª edição, com um estudo que destaca que a transformação digital da área tornou as atividades menos operacionais, proporcionando aumento na capacidade analítica e estratégica dos profissionais. 

De acordo com Marcela Esteves, gerente de recrutamento da Robert Half, diferentemente de outros momentos da história, o aquecimento da área de Finanças e Contabilidade foi encabeçado pelo aumento na demanda por posições mais estratégicas. 

“Fusões e Aquisições, Planejamento Financeiro e projetos de IPO são alguns destaques que tendem a continuar em alta”, analisa. “As empresas estão cada vez mais em busca de profissionais que olham para o futuro e que dominam competências arrojadas de BI dentro da estrutura financeira”, conclui.  

Oportunidades 

Com o avanço da vacinação em massa no país, as perspectivas tornam-se mais positivas e a visualização de um mundo pós-pandemia mais palpável. Muitas empresas estão lutando para encontrar capital humano com as habilidades, técnicas e comportamentais necessárias para apoiar as novas prioridades de negócios que ganharam força nos últimos meses.

“As companhias que foram capazes de se reinventar desde o início da pandemia saem em vantagem nesse momento de retomada. Muitas já voltaram a contratar, outras estão se organizando para retomar com força no ano próximo ano”, comenta Fernando  Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul. 

“Reitero que as pessoas são o bem mais valioso de qualquer organização. Por isso, a recomendação que faço aos gestores é de buscar reter seus melhores profissionais para não correr o risco de eles encontrarem a valorização e o acolhimento em outras empresas”, conclui Mantovani.   

Profissões em alta para 2022

Abaixo, você poderá conferir as previsões de profissões em alta para 2022, de acordo com o Guia Salarial  da Robert Half. 

O relatório apresenta três faixas salariais por cargo, determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. 

Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/ 50º/ 75º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras. 

O percentil 25º representa um(a) candidato(a) que ainda é novo(a) no trabalho ou que ainda está desenvolvendo habilidades relevantes, já o 75º representa aquele(a) candidato(a) que tem mais experiência do que a típica e conta com todas as habilidades relevantes para o trabalho, além de especializações e certificações, por exemplo. 

Contabilidade e finanças 

Indústrias que lideram as contratações: Tecnologia, E-commerce, Agronegócio, Logística, Infraestrutura, Farmacêutica/Healthcare, Bens de consumo

Áreas mais demandadas: M&A/RI/Tesouraria Estruturada, Controller, Contábil/Fiscal, Planejamento Financeiro/Controladoria, Tesouraria/Financeiro

Habilidades técnicas: Automatização de processos, Excel e BI, Modelagem financeira e valuation, ERP de mercado

Habilidades comportamentais: Flexibilidade, Adaptabilidade, Dinamismo, Resiliência, Comunicação

Algumas perspectivas de remuneração para 2022:

Analista de M&A/RI/Tesouraria Estruturada Pleno: 

P/M - 6.000 | 7.000 | 7.900; 

G - 6.950 | 8.000 | 9.450

Controller:

P/M - 15.150 | 18.700 | 22.700;

 G - 22.850 | 28.500 | 35.150

Coordenador de Planejamento/Controladoria: 

P/M - 9.350 | 12.000 | 14.250; 

G - 12.650 | 15.000 | 18.450

Analista Contábil/Fiscal Sênior: 

P/M - 5.350 | 7.000 | 8.050; 

G - 7.400 | 9.000 | 10.050

Faturamento das empresas* (quando mencionado):

P/M - até R$ 500 milhões

G - acima de R$ 500 milhões

*Exceção para escritórios na área Jurídica:

- Pequeno porte/Boutique - 1 a 30 advogados

- Médio porte - 30 a 150 advogados

- Grande porte - Acima de 150 advogados

Fonte: com informações da RPMA Comunicação

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.