x

SAÍDA DO MINISTÉRIO

Secretários do Ministério da Economia pedem demissão após furo no teto do Orçamento

Quatro secretários pediram seus desligamentos nesta quinta-feira (21) após fala do presidente Jair Bolsonaro sobre os valores de um novo auxílio social.

22/10/2021 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Secretários do Ministério da Economia pedem demissão após furo no teto do Orçamento

Secretários do Ministério da Economia pedem demissão após furo no teto do Orçamento Marcelo Camargo / Agência Brasil

Nesta quinta-feira (21) o Ministério da Economia recebeu o pedido de demissão de quatro de seus secretários, logo após a confirmação de que o governo do atual presidente pretende realizar uma manobra para furar o teto de gastos para realizar um auxílio social temporário até 2022, época em que Jair Bolsonaro buscará a reeleição.

Informando o desligamento por motivos pessoais, o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a secretária especial-adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, deixaram de compor o quadro de apoio do Ministro da Economia.

A fala do presidente também impactou o mercado e o Ibovespa (índice da Bolsa Brasileira) caiu 2,75% e encerrou o dia em 107.735 pontos, o menor em quase um ano, causando o disparo do dólar comercial que registrou o maior valor em seis meses, a R$5,668.

Os secretários Funchal e Bittencourt já estavam se mostrando contra os posicionamentos de Bolsonaro e chegaram a ameaçar seus desligamentos na terça-feira (19), quando haveria o então pronunciamento sobre o Auxílio Brasil, que foi cancelado de última hora após a reação negativa da equipe de Paulo Guedes e do mercado financeiro.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.