x

Benefícios flexíveis

Levantamento mostra Incentivos diferenciados que podem motivar colaboradores nas empresas

Para especialista, incentivos diferenciados e a prática de benefícios flexíveis podem motivar e reter colaboradores nas organizações.

22/10/2021 17:00:01

1,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Levantamento mostra Incentivos diferenciados que podem motivar colaboradores nas empresas Pexels

As relações trabalhistas já vinham sendo modificadas ao longo dos anos, antes mesmo da pandemia. Mas, diante de tantas situações adversas, elas se adaptaram ainda mais. Os benefícios trabalhistas tradicionais, como Vale Refeição e Plano de Saúde, também estão cedendo espaço para outras vantagens extras que visam suprir necessidades mais pontuais dos colaboradores.

Algumas empresas usam desse complemento de remuneração para reter talentos e aumentar a produtividade das equipes. E para muitos trabalhadores, essa iniciativa tem feito a diferença.

Segundo Ronn Gabay, especialista em benefícios na Bematize, oferecer incentivos, incluindo os modernos, motiva o colaborador a continuar na empresa. 

“As novas formas de trabalho, a ascensão do home office e a pandemia, fizeram com que o colaborador valorizasse mais seu plano de benefícios. Um pacote de benefícios e incentivos, além de motivá-los a permanecer na empresa, contribui para que haja um aumento no engajamento”, explica.

Incentivos que podem motivar trabalhadores

A equipe de operações e benefícios da Bematize fez um levantamento dos principais incentivos diferenciados que podem motivar colaboradores nas empresas, são eles:

Terapia online: A busca pela terapia online cresceu muito durante a pandemia. Houve uma demanda crescente em mais de 600% no ano de 2020.

Plano de saúde ao Pet: Incluir no pacote de benefícios do colaborador o plano de saúde ao animal de estimação também é uma forma de motivar colaboradores nas organizações. Existem operadoras que já oferecem produtos voltados para empresas, como é o caso da PetClub.

Cartão Presente: Esse é mais um tipo de incentivo ocasional, no aniversário do colaborador ou como premiação extra por alguma conquista. A empresa pode oferecer um cartão presente a ele para que gaste com roupas, acessórios, entre outros.

Locação de veículos por aplicativos: Algumas empresas já possuem parceria com frotas de táxi e aplicativo de transportes. Porém, trocar tudo isso pelo aluguel de carro em aplicativos pode ser mais econômico e ainda aumentar a satisfação do colaborador.

Academia e atividades físicas: Total Pass e GymPass são os mais tradicionais, mas com a ascensão dos exercícios feitos de casa, começam a surgir novas opções. Além do tradicional plano para academia, existem também as plataformas de atividades e práticas esportivas, que possibilitam a realização do exercício em qualquer lugar.

Gestão de benefícios flexíveis

A prática de benefícios flexíveis já é realidade em muitas empresas. Deixar que o colaborador escolha seu próprio benefício também é uma forma de motivar e reter talentos nas organizações. 

Em uma pesquisa realizada pela Bematize, 71,43% entre 73 mil colaboradores de 14 empresas, declararam que poder escolher o benefício de acordo com a sua necessidade é um dos principais motivos de permanência na empresa.

“Sabemos que benefício é moeda de troca entre colaborador e empresa. Deixar que ele escolha o melhor benefício de acordo com suas necessidades é como dar a ele o poder de escolha do valor de sua moeda. A gestão de benefícios flexíveis é uma prática que tem se tornado comum em algumas empresas, deixar o poder de escolha na mão do colaborador é uma forma democrática e inovadora de oferecer benefícios em empresas”, finaliza.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.