Avaliar a maturidade da carreira e desenvolver um plano, que seja capaz de orientar a jornada profissional do contador e do seu time, é um desafio constante.
Neste sentido, a melhor maneira de apoiar os colaboradores e aumentar a produtividade do escritório contábil é oferecer plano de carreira para contadores.
Com oportunidades de crescimento bem definidas, torna- se muito mais fácil engajar os profissionais em uma jornada de desenvolvimento contínuo. Eles se sentem motivados a entregar o melhor, para avançar de posição. Logo, a produtividade dos profissionais também aumenta.
Especialmente em um mercado competitivo, que segue sendo impactado por mudanças de todos os tipos, ter um plano de carreira claro ajuda os profissionais a crescerem, melhorando também o seu nível de empregabilidade.
Na prática, o escritório, o time de contadores e o cliente saem ganhando. Afinal, a performance dos profissionais melhora muito.
Plano de carreira
Pode ser definido como um plano de desenvolvimento individual do profissional dentro da empresa. Esse é o modelo que irá apresentar a jornada que ele deve percorrer e os requisitos que deve cumprir para avançar na carreira.
Ou seja, ao consultar o plano, ele saberá exatamente quais competências e habilidades deve desenvolver, bem como o tipo de conhecimento que deve adquirir. Em outras palavras, o plano de carreira fornece as coordenadas para que ele saiba como se preparar para assumir tarefas e cargos mais altos no futuro.
Para a empresa, além de aumentar a produtividade do escritório contábil, o plano de carreira aponta com precisão quais indicadores de performance de seus profissionais devem ser monitorados, por meio de metas, prazos e do nível de satisfação dos clientes.
Com os requisitos definidos para o avanço na carreira, o escritório deve realizar, periodicamente, uma avaliação individual de desempenho, usando o feedback como método. Assim, todos os profissionais saberão o que precisam melhorar para avançar na carreira.
Para o escritório contábil, esse pode ser um dos atrativos capazes de influenciar na retenção dos profissionais. Até mesmo porque, frequentemente, o plano de carreira traz uma série de outros benefícios, como:
- Maior autonomia;
- Aumento de participação nas tomadas de decisões;
- Promoções;
- Participações nos lucros;
- Possibilidade de ser elevado à condição de sócio do negócio, em alguns casos.
Em um cenário altamente competitivo, onde nem sempre os pequenos e médios escritórios têm condições de oferecer benefícios semelhantes àqueles das grandes companhias, ter um plano de carreira ajuda a conquistar e reter o profissional.
Todavia, vale destacar que essa iniciativa não precisa, necessariamente, partir do escritório contábil. Aos profissionais da área, cabe o desafio de construir um plano que oriente o desenvolvimento da sua própria carreira. Aliás, quanto mais cedo o contador se dedicar a essa demanda, melhor.
Dessa maneira, ele cria sua estratégia para evoluir dentro da empresa, investindo em conhecimento e na aquisição das competências e habilidades necessárias para avançar e assumir cargos mais altos dentro de uma organização.
Como montar um plano de carreira
Agora que os benefícios do plano de carreira já foram apresentados, a dúvida é como construir um modelo adequado para os profissionais do escritório. Confira um passo a passo que pode te ajudar:
Definir a estrutura corporativa interna
Liste todos os seus cargos e subordinações. Vale, inclusive, fazer um organograma. Desse modo, você terá uma visão completa da estrutura da empresa, o que facilita a identificação das possibilidades de avanço na carreira.
Descreva as atribuições de cada cargo
Para cada cargo, indique, detalhadamente, as principais atribuições, responsabilidades, pré-requisitos básicos (formação acadêmica, experiência anterior, conhecimentos específicos) e diferenciais exigidos para aquela função. Considere fazer a análise da descrição de todas as posições: estagiários, analistas, gestores e executivos, até a diretoria.
Defina os benefícios e salários
A partir do detalhamento dos cargos, determine os benefícios que valorizem a especialização e defina as políticas salariais para cada cargo. Considere fazer também um plano de cargos e salário.
Construa o plano individualmente
Adote a metodologia de construção individual do plano de carreira. Convide o profissional, seus supervisores – de área e geral – e um profissional da área de gestão de pessoas para conduzir esse plano juntos, de tal modo que todos conheçam os objetivos definidos.
Mantenha o foco em alguns fatores
Se for individualizar o plano, mantenha-se atento aos seguintes fatores: projeto de vida do colaborador, perfil e características pessoais e profissionais; objetivos, aspirações e conhecimento técnico. Mapeamento de competências organizacionais e comportamentais; Oportunidades de desenvolvimento contínuo.
Fonte: Thomson Reuters