x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

APRENDA SERASA SEBRAE

Conheça nova plataforma de gestão financeira para apoiar a retomada das MPE oferecida pelo Sebrae e Serasa Experian

A plataforma lançada em parceria dos dois institutos levará qualificação e informação aos pequenos empreendedores.

25/10/2021 10:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conheça nova plataforma de gestão financeira para apoiar a retomada das MPE oferecida pelo Sebrae e Serasa Experian

Conheça nova plataforma de gestão financeira para apoiar a retomada das MPE oferecida pelo Sebrae e Serasa Experian Pexels

O projeto Aprenda Serasa Sebrae está sendo disponibilizado aos micro e pequenos empreendedores brasileiros que queiram acessar gratuitamente diversos conteúdos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança e mais temas relacionados ao setor.

O acesso será feito por meio do site do Aprenda Serasa Sebrae e foi lançado com o objetivo de auxiliar na retomada econômica da categoria nessa fase de recuperação e abertura do país após muitos meses de dificuldades no comércio.

Segundo dados da Serasa Experian, a abertura de empresas bateu recorde no primeiro semestre deste ano, registrando um crescimento de 31,2% com relação ao mesmo período do ano passado. O estudo também mostrou que a cada dois segundos nasceu um microempreendedor individual (MEI) no Brasil, ao longo dos seis primeiros meses de 2021.

Pandemia trouxe desafios e oportunidades

Apesar dos inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19, muitos empreendimentos de menor porte conseguiram se reinventar e reafirmar ainda mais a importância do segmento para o desenvolvimento da economia brasileira. Nesse contexto de crise, o planejamento financeiro foi um dos maiores obstáculos enfrentados pelos donos de pequenos negócios. A dificuldade para gerir o fluxo de caixa acabou levando muitos empreendedores à inadimplência. Só em agosto deste ano, 5,33 milhões de micro e pequenos negócios estavam com contas atrasadas e negativadas.

O vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, destaca a importância desse apoio não apenas neste momento, mas especialmente a longo prazo. “Os pequenos negócios são os grandes geradores de empregos e de riqueza no nosso país. Nossa união com o Sebrae tem como objetivo fazer com que os empreendedores tenham mais acesso a conhecimento com informações de confiança e qualidade, especialmente sobre finanças e crédito, que são hoje um dos principais desafios encontrados pelos empresários. Sabemos que quando há esse suporte, essas empresas podem dar saltos significativos e reforçar sua contribuição ao desenvolvimento do nosso país.”

Retomada econômica

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a parceria com a Serasa Experian é fundamental e oportuna, especialmente neste momento em que a economia dá os primeiros sinais de retomada, acompanhando a ampliação da campanha de vacinação.

“O empreendedor que atravessou essa crise, enfrentando todo tipo de dificuldade, precisa agora recuperar o fôlego. Para isso, é importante que ele consiga aprimorar a gestão do negócio, permitindo – inclusive – que ele possa introduzir práticas inovadoras na empresa, que serão essenciais no pós-crise”, comenta Melles. “Nós vamos ofertar conteúdos e soluções em cinco grandes eixos temáticos: Gestão Financeira, Acesso a Crédito, Marketing e Vendas, Prevenção a Fraudes, além de Renegociação de Dívidas. A proposta dessa parceria é levar informação de modo rápido e fácil a todos os empreendedores e contribuir com o amadurecimento de seus negócios”, conclui o presidente do Sebrae.

Com informações Sebrae

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.