x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

SELIC ATÉ O MOMENTO

Taxa Selic: confira a variação da taxa básica de juros ao longo de 2021

Veja como o valor da principal ferramenta do governo no combate à inflação variou durante o ano.

26/10/2021 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Taxa Selic: confira a variação da taxa básica de juros ao longo de 2021

Taxa Selic: confira a variação da taxa básica de juros ao longo de 2021 Pexels

A Taxa Selic deverá ser decidida novamente nesta semana pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que iniciou nesta terça-feira (26) sua sétima reunião, prevista  a cada 45 dias, para analisar o mercado financeiro e decidir qual a taxa será vigente no combate à inflação.

A taxa é referência para as demais taxas da economia brasileira e influencia diretamente no bolso e na vida dos brasileiros, já que tem impacto nas linhas de crédito, financiamentos, rendimentos e outros. Em 2020, antes da pandemia, o governo alcançou um valor histórico, de apenas 2%, sendo o menor patamar da história.

Ao longo de 2021 os valores oscilaram e tiveram aumentos significativos em comparação ao ano passado, sendo reajustado em cada reunião com aumentos de 0,5 e até 1 ponto percentual.

A previsão dos economistas para esta reunião é a divulgação de um aumento de 1,5 ponto percentual, na tentativa de manter a meta inflacionária para 2022. Quando acontece um aumento, o governo busca conter a demanda aquecida, causando reflexos nos preços cotidianos já que os juros mais altos encarecem o crédito, podendo conter também a atividade econômica.

Na manutenção ou redução da Selic, o crédito pode ficar mais acessível, com incentivo ao consumo e a produção, reduzindo o controle da inflação, podendo estimular a economia.

Confira a trajetória da Taxa Selic em 2021


Reunião Copom

Taxa Selic fixada

20 de janeiro

2%

17 de março

2,75%

5 de maio

3,5%

16 de junho

4,25%

4 de agosto

5,25%

22 de setembro

6,25%

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.