x

CADÚNICO

Entenda a finalidade do Cadastro Único e como conferir se o cidadão possui registro

O Ministério da Cidadania fica encarregado pela gestão e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.

31/10/2021 11:00:01

2,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Entenda a finalidade do Cadastro Único e como conferir se o cidadão possui registro Pexels

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único ou ainda CadÚnico) é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. 

Desde 2003, o CadÚnico se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão dessas famílias em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida e ainda dos programas mais recentes, como Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil.

Por meio do cadastro são registradas informações como características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Por isso é essencial ter os dados cadastrados e atualizados para manter os benefícios que possa ter direito.

Quem pode se cadastrar

Podem realizar o registro e se candidatar aos benefícios do governo aqueles que:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; 
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Pessoas sozinhas ou famílias em situação de rua.

Como consultar pelo site

A consulta pode ser feita pelo site do Ministério da Cidadania de forma simples e rápida. Para isso, basta acessar o site do Cadastro Único, preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecionar o estado e município onde o titular mora. Por fim, selecione “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.

Consultando pelo aplicativo

O aplicativo do Cadastro Único pode ser baixado no smartphone pelas lojas oficiais dos aparelhos (Google Play ou App Store). No app, clique em entrar e preencha o mesmo formulário do site com as informações de nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.

Ainda é possível fazer a consulta por telefone de forma gratuita pelo canal de atendimento do ministério no número 0800 707 2003 na opção 5. 

O contato pode ser feito das 07h às 19h de segunda a sexta ou das 10h às 16h nos finais de semana e feriados

 

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.