x

Banco Central

Pix: tem como cancelar uma transferência feita para conta errada?

O Pix é um dos meios de transferência mais utilizados pelos brasileiros. Saiba o que fazer se a transação for para pessoa errada.

03/11/2021 15:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pix: tem como cancelar uma transferência feita para conta errada?

Pix: tem como cancelar uma transferência feita para conta errada? Pexels

O Pix, ferramenta de transferência instantânea criada pelo Banco Central, em quase um ano de existência caiu no gosto dos brasileiros por vários fatores, um deles é a rapidez para transações financeiras. 

Mas esse mesmo ponto positivo pode gerar a seguinte dúvida: tem como cancelar uma transferência feita para a conta errada? A resposta é: depende. 

As transações feitas por esse sistema de pagamento acontecem em, no máximo, 10 segundos. Por isso, após enviar o dinheiro, não dá para cancelar a operação. O Banco Central afirma que a única maneira de realmente cancelar um Pix é antes de enviá-lo.

O que fazer se fiz um Pix para a conta errada?

Erros acontecem e se você fez uma transferência para a conta de outra pessoa que não era o objetivo, a sugestão do Banco Central é entrar em contato com o recebedor para que ele faça a devolução da quantia. 

Todas as instituições financeiras que usam o Pix entregam uma opção que permite reenviar o valor ao pagador sem nenhum custo, sendo esse um processo bem simples e rápido.

E se eu não conheço o dono da conta?

A opção que permite devolver o valor só é útil caso você conheça ou consiga falar com o dono da conta. Se esse não for o caso, infelizmente não há uma maneira oficial de recuperar o dinheiro, sendo possível apenas torcer para que a pessoa tenha bom senso e reenvie o Pix por livre e espontânea vontade.

O cliente até pode entrar em contato com sua instituição financeira para verificar se é possível realizar alguma ação, mas isso não garante que a quantia será estornada.

Leia também: 

Pix: ferramenta comemora um ano de lançamento neste mês com mais de 100 milhões de usuários

Fonte: com informações IG Economia

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.