x

NORDESTE E SUDESTE

Estados mais afetados pelo desemprego dão os primeiros sinais de retomada

Segundo estudo da FGV, Nordeste e Sudeste foram os mais prejudicados e a fundação avalia que a melhora será “lenta e gradual”.

10/11/2021 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Estados mais afetados pelo desemprego dão os primeiros sinais de retomada

Estados mais afetados pelo desemprego dão os primeiros sinais de retomada Pexels

A Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) avaliou os indicadores de mercado de trabalho dos últimos três anos e constatou que os estados mais afetados pelo desemprego causado pela pandemia de Covid-19 foram o Nordeste e o Sudeste.

Em entrevista à CNN Business, a pesquisadora Janaína Feijó da própria fundação analisa que essa situação acontece devido às regiões possuírem uma parcela considerável da população trabalhando na informalidade e também nos serviços, áreas diretamente impactadas pelas restrições impostas para evitar a contaminação pela doença.

Segundo Feijó, desde o final de 2020 é possível notar uma recuperação lenta e gradual do emprego, mas que a maior parte das pessoas retornando ao mercado de trabalho ainda não encontrou vagas.

Ela verificou também que no Nordeste a melhora é mais nítida, com uma retomada mais rápida e informal conforme avança a vacinação. Já o Sudeste tem uma recuperação mais lenta, mas segundo ela, parte de uma situação menos delicada.

A expectativa da pesquisadora para o próximo ano é que a taxa de desemprego “chegue a 12,4%, uma taxa um pouco maior do que a verificada no segundo semestre de 2019, a tendência é que o mercado retome de forma gradual.”

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.