x

DCTFWeb

DCTFWeb: assistente virtual da Receita Federal responde dúvidas sobre a declaração

Usuários já podem interagir com o Léo que está na página inicial do site da Receita Federal para esclarecer dúvidas sobre a DCTFWeb.

11/11/2021 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
DCTFWeb: assistente virtual da Receita Federal responde dúvidas sobre a declaração

DCTFWeb: assistente virtual da Receita Federal responde dúvidas sobre a declaração Pexels

A Receita Federal disponibilizou um assistente virtual na página inicial do site. O “Léo” é um  chatbot dotado de inteligência artificial.

O objetivo, neste primeiro momento, é que o Léo consiga responder à maior parte das dúvidas sobre os assuntos relacionados à Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb), como também ao Acesso a Sistemas Aduaneiros e ao Registro de Despachante e Ajudante.

Como acessar

O assistente virtual já está disponível nas páginas da Receita Federal. Basta clicar no ícone “Pergunta pro Léo!”, escolher o assunto desejado, e clicar no nome ou digitando o respectivo número. 

Caso o assistente encontre mais de uma resposta, serão apresentadas algumas opções ao usuário, que deverá escolher a mais adequada. 

O assistente virtual aprende a partir da interação com os usuários, portanto não deixe de confirmar se a resposta atendeu ou não o questionamento feito, a fim de aprimorar a qualidade das respostas.

Assistente virtual da Receita Federal

A Receita anunciou que também está desenvolvendo novos temas para serem incluídos no banco de assuntos tratados pelo assistente virtual, inclusive os relacionados a cadastros, como o CPF e outros assuntos tributários. Os novos temas serão divulgados assim que implementados.

Com essas ações, a Receita Federal colabora para tornar mais acessíveis e facilitar os procedimentos necessários à atuação no comércio exterior e demais serviços prestados pelo órgão.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.