x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

TRABALHISTA

MEI Digital: proposta para regularizar entregadores trava entre governo e aplicativos

O projeto original do governo era realizar uma arrecadação mensal de R$55, cobrado do motorista ou do app vinculado.

24/11/2021 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MEI Digital: proposta para regularizar entregadores trava entre governo e aplicativos

MEI Digital: proposta para regularizar entregadores trava entre governo e aplicativos Pexels

A discussão sobre a regularização dos entregadores de aplicativos, levantada no meio deste ano, não deve ir para frente. A proposta de criação de um MEI Digital que faria arrecadações mensais de R$55, cobrados pelo governo para acerto do app ou colaborador, encontra dificuldades no diálogo entre os grandes serviços de entrega e o governo.

Também chamado de MED, o Ministério do Trabalho e Previdência deveria entregar ao Congresso uma versão final da proposta deste novo meio de contribuição até setembro, prazo que não foi cumprido.

A medida atingiria cerca de 1,5 milhão de trabalhadores que atuam informalmente para os aplicativos como iFood, Rappi, Uber Eats e outros. Com o pagamento do MED, o colaborador receberia direitos previdenciários como aposentadoria por tempo de serviço, auxílio-doença e outros benefícios.

Ainda não havia sido determinado quem pagaria por esses encargos ao governo, o que causou grande preocupação para os entregadores e também para os gigantes da área. Outro entrave foi o valor e a porcentagem a ser cobrada nessa regularização, já que a quantia original foi considerada como uma contribuição muito baixa.

A falta de regulamentação segue movimentando ações na justiça com cerca de 625 processos contra as empresas de apps, que buscam por direitos, reconhecimentos e a determinação de que há vínculo empregatício.

A previsão é que a discussão ainda dure meses, visto que existem diversos entraves nas negociações, sendo um debate muito delicado que vem tentando ser resolvido há anos.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.