x

Carreira

Processo seletivo: saiba como fazer um currículo em vídeo, modelo que caiu no gosto dos recrutadores

Especialista dá dicas de como fazer uma boa apresentação em um currículo por vídeo.

05/12/2021 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Processo seletivo: saiba como fazer um currículo em vídeo, modelo que caiu no gosto dos recrutadores

Processo seletivo: saiba como fazer um currículo em vídeo, modelo que caiu no gosto dos recrutadores Pexels

O LinkedIn, rede social voltada para o mundo corporativo, divulgou uma pesquisa no primeiro semestre deste ano apontando que os vídeo-currículos serão os próximos queridinhos dos recrutadores.

Conduzida nos Estados Unidos com gerentes de recursos humanos e 2 mil profissionais à procura de emprego, o estudo identificou que, para 75% dos profissionais de RH, um currículo padrão é insuficiente para avaliar as habilidades comportamentais de um candidato. Para 76% deles, um vídeo seria útil para auxiliar essa avaliação. 

No Brasil, empresas como Kinoplex e Rede Globo já pediram o formato em alguns dos seus processos seletivos. 

“É uma forma interessante de identificar como o candidato se comunica e se comporta no ambiente corporativo”, diz Fernanda Medei, CEO e fundadora da HR Tech Medei, uma das empresas que estão apostando no formato para avaliar os profissionais.

A Medei adotou o formato em 2017 como forma de facilitar a candidatura de profissionais que morassem longe do escritório. Em pouco tempo, passou a identificar mais oportunidades do formato e hoje o enxerga como um diferencial nos processos seletivos.

“O candidato que envia um vídeo-currículo sem que a gente peça já chama mais atenção: mostra proatividade e boa comunicação”, diz Fernanda Medei. 

A ideia do vídeo currículo como diferencial competitivo também é compartilhada pelos entrevistados no estudo do LinkedIn. Quase 79% dos gerentes de RH acreditam que o vídeo se tornou mais importante quando se trata de selecionar os candidatos a emprego e 61% desses candidatos acreditam que pode ser a evolução da carta de apresentação tradicional. 

Como fazer um vídeo-currículo?

Fernanda Medei conta que já contratou mais de 80% do seu time por meio de vídeo currículos. Com base em sua experiência, compartilha aqui dicas sobre como gravar esse conteúdo. 

Iluminação: Escolher uma boa iluminação é um fator importante. É necessário que a luminosidade deixe o rosto do candidato em destaque, deixando claras suas feições. Além disso, um ambiente neutro de fundo também conta pontos positivos. 

Escreva o que vai falar: Saber com antecedência o que será falado garante uma fluidez melhor para o conteúdo. Uma técnica recomendada é escrever o que vai falar. “Quando você escreve, começa a ter clareza das informações”, diz. Também é possível ler essa espécie de “roteiro” enquanto grava. Mas, nesses casos, uma boa prática seria posicionar a folha na altura da câmera. 

Fale sobre você: O vídeo-currículo é uma chance do recrutador conhecer melhor seu candidato. Por conta disso, pode ser uma boa ideia falar mais sobre aspectos pessoais. As informações podem ir desde a personalidade até questões mais abertas, como quais são seus hobbies. 

Pesquise sobre a empresa: É interessante que, durante sua fala, o entrevistado mostre  conhecimento do negócio e explique quais são os motivos de querer trabalhar naquela empresa. “O entrevistador sempre gosta quando o candidato mostra ter se dedicado a estudar e entender mais sobre a companhia.” 

E não esqueça de falar sobre sua qualificação, quem você é e qual é o cargo que está buscando. 

Fonte: com informações da Forbes

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.