x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

TRABALHISTA

Confira as novas regras de benefícios como o vale-alimentação e vale-refeição

Governo anunciou mudanças que flexibilizam o uso dos benefícios e dão mais opções de escolhas para os locais de refeição.

10/12/2021 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Confira as novas regras de benefícios como o vale-alimentação e vale-refeição

Confira as novas regras de benefícios como o vale-alimentação e vale-refeição Pexels

O decreto nº 10.854, publicado no fim de novembro, estipula algumas alterações em certas regras trabalhistas que modificam o uso do vale-alimentação e do vale-refeição, ampliando as possibilidades de locais para a refeição.

Agora os estabelecimentos comerciais devem aceitar todas as opções dos benefícios acima, possibilitando ainda que o crédito recebido seja transferido entre diferentes tipos de bandeiras.

O envio dos créditos acumulados em um cartão para o outro, de bandeiras diferentes, sem custos adicionais, deve ampliar o mercado das empresas que trabalham com estes vales, tirando o domínio das quatro grandes empresas que realizam todo o processo.

Os restaurantes e outros pontos podem recusar o uso dos benefícios como forma de pagamento, mas caso decidam continuar com essa opção ou começar a aceitar os vales, deverão seguir a nova norma, sem distinção dos cartões usados.

O secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Silva Dalcomo, explica que a partir da eficácia da norma, o trabalhador vai poder comer em qualquer instituição que aceite o vale. “Com isso, você coloca o trabalhador pagando refeições mais baratas pela questão da concorrência e também tendo maior número de opções, conseguindo adequar melhor as suas preferências à disponibilidade de restaurantes”, comenta.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.