x

Modelos de trabalho

Home office: 62% das empresas planejam voltar ao presencial, mas 78% dos profissionais trocariam de emprego

A pesquisa mostrou que muitos profissionais não estão dispostos a permanecer no mesmo emprego se não houver flexibilidade no modelo de trabalho.

10/12/2021 16:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Home office: 62% das empresas planejam voltar ao presencial, mas 78% dos profissionais trocariam de emprego

Home office: 62% das empresas planejam voltar ao presencial, mas 78% dos profissionais trocariam de emprego Pexels

Uma pesquisa realizada na base de mais de 24 mil companhias clientes da startup de recrutamento Revelo apontou que a queda nos índices de contágio do coronavírus está provocando uma movimentação nas empresas para uma possível retomada do trabalho presencial.

Segundo o levantamento, 61,8% das empresas de tecnologia planejam a volta ao escritório. Já em outro levantamento da startup, 78% dos profissionais da área de tecnologia consideram trocar de emprego caso não haja flexibilidade em permanecer trabalhando de casa.

“A competição entre companhias e a escassez de profissionais capacitados já era um problema para retenção de talentos antes da pandemia, trazendo o cenário de existir duas vagas para cada candidato no mercado. Agora, a falta de flexibilização de horários e formato de trabalho pode trazer uma dificuldade adicional. Por isso, a saída é dialogar para chegar no modelo ideal de trabalho”, avalia o cofundador da Revelo, Lucas Mendes.

O estudo também aponta que 59,2% das empresas cogitam o revezamento entre o home office e o escritório, considerando a vontade de 79% dos profissionais de tecnologia que têm o remoto como modelo favorito.

Cerca de 93% das empresas disseram estar trabalhando em modelo remoto. Dessas, 92% têm mais de um ano em home office. Ao avaliar os custos para a organização desde que os colaboradores estão em casa, 51,3% disseram não ter percebido nenhuma diminuição significativa.

Benefícios do home office prevalecem

A pesquisa também procurou entender a razão da escolha dos profissionais em trabalahr de casa. O resultado mostrou que 71,3% gostaram de não perder tempo no trânsito e 54,2% indicaram que poder trabalhar em cidades distantes é um diferencial. Inclusive, 47,5% das pessoas não moram no mesmo município da empresa.

O ambiente presencial, a estrutura e os equipamentos são mais adequados para 39% dos profissionais, mas 78% não gostam das muitas interrupções que acontecem in loco e 74,6% elegem os horários inflexíveis como motivo de incômodo.

Fonte: Com informações do g1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.