x

Dicas

Carreiras: quais são as skills mais importantes para o novo profissional no pós-pandemia?

A pandemia despertou novas necessidades no mercado e para quem deseja conquistar uma vaga em 2022, é preciso se preparar. Por isso, veja quais são as skills mais requisitadas.

23/12/2021 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Carreiras: quais são as skills mais importantes para o novo profissional no pós-pandemia?

Carreiras: quais são as skills mais importantes para o novo profissional no pós-pandemia? Foto de Anna Tarazevich no Pexels

O ano está acabando e muitos profissionais, de diversas áreas, estão se preparando para ir em busca de uma vaga de emprego no início de 2022. A aceleração dos processos de transformação ocorridos durante a pandemia despertou diferentes necessidades para as corporações. 

“O mundo pós-Covid ou, ao menos, o mundo que caminha para esse momento pós-pandêmico, mudou e trouxe desafios para o profissional, independentemente de sua área de atuação. Tudo que sabíamos até antes da crise sofreu intervenções desse ‘novo normal’, e novas habilidades passaram a ser requeridas”, explica o consultor de negócios e transição de carreira Eberson Terra. 

Eberson, que é um dos Top Voices do LinkedIn mais lidos no Brasil e autor do livro “Carreiras Exponenciais”, que aborda as profundas transformações aceleradas pela pandemia, fala sobre o tema.

“Essa nova perspectiva, impulsionada pela pandemia, demonstra que as relações trabalhistas serão cada vez mais voláteis, gerando um ambiente com maior liberdade profissional, mas também de incertezas. Para se destacar no mercado nesta nova fase da economia mundial serão exigidos muito mais que conhecimentos técnicos de cada área de atuação. A capacidade de desenvolver suas soft skills, as habilidades comportamentais como flexibilidade, adaptabilidade, criatividade, inteligência emocional, colaboração, empatia e visão crítica será essencial”, aponta Eberson. 

E a relação com a tecnologia, como fica na era pós-pandêmica? 

O especialista explica: “Se antes, novas tecnologias como a biotecnologia, inteligência artificial e internet das coisas eram caras e restritas apenas para grandes corporações, hoje vimos um processo de barateamento que democratiza seus acessos para médias e pequenas empresas melhorarem seus negócios. Essa penetração das novas tecnologias nas empresas refletirá sensivelmente no mercado de trabalho. Algumas profissões tendem a desaparecer, outras a perder relevância, enquanto outras experimentarão uma grande ascensão. A chave para acompanhar tudo isso e não ficar para trás é ter a capacidade de compreender estes movimentos e se adaptar rapidamente a eles, utilizando a evolução da tecnologia a favor de sua própria carreira profissional, por meio de um processo contínuo de aprendizado”. 

Em tempos de “novo normal”, é crucial acompanhar as transformações sociais, o cenário econômico e a evolução de sua própria profissão, que formam um indicador do que o mercado passa a esperar a partir de então. Mesmo com a evolução tecnológica, existem áreas em que as máquinas não conseguem substituir a humanidade, a singularidade e o propósito. É para isso que o novo profissional precisa se atentar”, finaliza Eberson Terra. 

Fonte: com informações do Mundo RH

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.