x

TECNOLOGIA A FAVOR

Inteligência Artificial: veja como a tecnologia pode ajudar e dar mais autonomia nos processos de recrutamento e seleção

Muitas áreas já estão se beneficiando com o uso das tecnologias em seus processos internos e para a área de recursos humanos não seria diferente.

15/12/2021 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inteligência Artificial: veja como a tecnologia pode ajudar e dar mais autonomia nos processos de recrutamento e seleção

Inteligência Artificial: veja como a tecnologia pode ajudar e dar mais autonomia nos processos de recrutamento e seleção Pexels

A tecnologia segue aprimorando procedimentos e processos utilizados em diversos setores empresariais e negócios de pequeno a grande porte podem se beneficiar da inteligência artificial para ganhar tempo e agilizar etapas.

Na área de recursos humanos a ferramenta pode ser usada para desenvolver os projetos com maior autonomia e utilizada desde o momento da busca do candidato até a triagem e qualificação dos currículos recebidos.

Além dos benefícios no gerenciamento de alto volume de currículos, a Inteligência Artificial também contribui para a maior assertividade na seleção de candidatos. Dentro da fase de seleção de candidatos, a Inteligência Artificial busca por profissionais que se encaixem às necessidades da vaga em aberto, entregando um ranqueamento dos candidatos de acordo com a aderência às soft e hard skills definidas inicialmente no processo de recrutamento.

Segundo Alisson Souza, fundador da startup Abler, um dos fatores mais importantes do uso deste recurso é o ganho de tempo. “Tanto para analisar, criar currículos, qualificar candidatos e buscar informações sobre eles acaba sendo gasto com tarefas manuais. Com as automatizações esse tempo pode ser utilizado com outras tarefas e projetos, passando a ser mais estratégico”, explica.

Outro ponto levantado é sobre as falhas que podem ocorrer em processos comuns com recrutamento manual, uma vez que sem a tecnologia candidatos ideais para a vaga podem ser desqualificados, enquanto o profissional admitido pode não possuir as competências necessárias. Ainda assim, o profissional de recursos humanos é parte fundamental de todo o procedimento, especialmente com o uso da IA.

O CEO da Abler ressalta que com a adoção da ferramenta, a área de RH passa a ser mais estratégica. “Os profissionais de RH passam a realizar um trabalho ainda mais voltado para melhorias no processo de recrutamento e na experiência dos candidatos, indo além dos processos manuais feitos antes, como a publicação de vagas em diversos portais, visualização de currículos em planilhas e outras atividades desgastantes”, finaliza Alisson.

Com informações Abler

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.