x

Economia

Almoço de natal: 5 dicas para economizar nos gastos

Saiba como calcular a quantidade de alimentos e bebidas para cada convidado e economizar nas contas.

25/12/2021 09:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Almoço de natal: 5 dicas para economizar nos gastos

Almoço de natal: 5 dicas para economizar nos gastos Foto de Tim Douglas no Pexels

O final do ano chegou e, com ele, os preparativos para as confraternizações de natal e de ano novo. No entanto, a comemoração não costuma sair barata, já que os preços dos alimentos tendem a subir. 

O Portal Contábeis reuniu cinco dias para te ajudar a economizar para as celebrações. Confira.

Quantidade

Pensar em quanto cada um come não é uma tarefa fácil. Mas na internet já existem ferramentas que podem te ajudar, como sites que te dão uma média de quanto adultos e crianças costumam consumir.

Confira algumas quantidades padrões:

Arroz: 50 gramas por pessoa (equivalentes a 150 gramas de arroz cozido);

Massa: 150 gramas de massas por pessoa, se for acompanhamento; 200 gramas de massa por pessoa, se for prato principal;

Carne: 180 gramas a 200 gramas por pessoa em um almoço ou jantar em que haverá outros pratos;

Aves: 180 gramas a 200 gramas por pessoa em um almoço ou jantar em que haverá outros pratos;

Peixe: 250 gramas por pessoa;

Sobremesa: 120 gramas por pessoa se for servir sobremesa cremosa (como mousses e pudins); 150 gramas se for sorvete; e 100 gramas se for bolo;

Refrigerante: 400 ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600 ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água;

Vinho tinto: 1 garrafa para cada 3 ou 4 pessoas;

Champanhe: 1 garrafa para cada 2 pessoas se o champanhe for servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.

Faça uma lista

Anote exatamente quantas pessoas devem participar e o que você pretende oferecer. 

Com a lista de todos os itens e ingredientes, você vai exatamente nos corredores onde eles estão e, assim, evita cair em tentação comprando mais coisas por impulso.

Pesquise preços

Embora essa dica pareça muito trivial, muita gente não a segue. Deixe a preguiça de lado e veja quais são os preços em pelo menos três supermercados. Mas não deixe de considerar o custo-benefício do deslocamento até o local.

Substitua itens caros

Outra dica importante é avaliar se um produto típico do Natal não pode ser substituído por outro menos consumido no período que esteja mais barato. A entidade de defesa do consumidor Idec divulgou alguns dos alimentos mais baratos nessa época. Confira:

  • Frutas: abacaxi pérola, ameixa nacional, amêndoa, castanha portuguesa, cereja estrangeira, damasco estrangeiro, figo, limão taiti, maçã fuji, manga, melancia, nectarina, pêssego nacional e uva itália.
  • Legumes e hortaliças: cenoura, maxixe, pimentão, tomate caqui, tomate cereja, alface americana, coentro, rúcula, salsão, batata nacional e cebola roxa.
  • Pescados: badejo, camarão rosa, manjuba e namorado.

Outra dica do Idec é substituir aquele panetone processado encontrado no supermercado por um mais simples, comprado na padaria. Embora ele estrague mais rápido (por não ter quantidades altas de conservante), ele acaba sendo mais saudável e muitas vezes mais saboroso.

Economizar no gás

Na hora de botar a mão na massa também tem como economizar. O aplicativo Chama, que conecta revendedores de botijão de gás a clientes, também selecionou algumas dicas para esse momento.

Tempo de preaquecer o forno: A maioria dos alimentos, principalmente os assados, requer um preaquecimento do forno. Segundo o Chama, 10 minutos a 200ºC é o ideal e evita desperdício.

Tamanho das panelas: Ainda de acordo com o app, uso da panela deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão ou há desperdício de gás, pois parte do calor gerado acaba passando para o ar e não para a panela.

Vapor: Enquanto cozinha outros alimentos, é possível utilizar o vapor do preparo colocando um escorredor metálico sobre a panela para cozinhar outras coisas, como os legumes.

Tampa da panela: O preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.

Janelas fechadas na cozinha: Correntes de ar diminuem a potência das chamas e aumentam o tempo necessário para o cozimento.

Corte em pedaços menores: Alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.