x

CONTÁBIL

Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo alcança a marca de 10 mil fiscalizações até novembro deste ano

Com mais de 151 mil registros ativos de profissionais contábeis no estado, os convênios com órgãos públicos facilitam a regularização das empresas e profissionais.

16/12/2021 09:10:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo alcança a marca de 10 mil fiscalizações até novembro deste ano

Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo alcança a marca de 10 mil fiscalizações até novembro deste ano Pexels

Com 23 mil empresas do setor e 151 mil registros ativos de profissionais exercendo funções contábeis apenas no estado, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) superou em novembro a marca de 10 mil fiscalizações em 2021, com 7.782 regularizações ou atendimentos e 2.315 autos de infração lavrados, de acordo com balanço divulgado pela entidade. 

Contando com o apoio de quatro convênios estabelecidos, sendo eles a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Ministério da Economia e Trabalho, hoje entidade consegue cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva, considerando o tamanho do universo que abrange.

João Carlos Castilho Garcia, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, explica que o foco da entidade nos últimos anos tem sido o trabalho preventivo, orientando profissionais e empresas sobre o papel da classe para a sociedade, empresas e órgãos públicos e da importância de sua regularização.

Aposta na base de dados

Para cumprir os objetivos e melhorar a qualidade das fiscalizações, há dois anos o CRCSP vem trabalhando com uma grande base de dados, resultantes dos convênios assinados com os órgãos públicos. Eles permitem o cruzamento de dados e identificação de empresas e pessoas que declararam exercer a função, mas que não estão devidamente registrados no Conselho Regional de Contabilidade, bem como a regularidade das atividades contábeis exercidas conforme as normativas legais.

“Até o mês de novembro realizamos 1.314 julgamentos de processos, com 875 aberturas de processos éticos que resultaram em algum tipo de penalização, que pode ser desde uma penalidade ética, pecuniária, encaminhamento do Ministério Público para apuração de exercício ilegal de profissão ou prestação de serviços, até possível encaminhamento para processo criminal”, alerta o vice-presidente do CRCSP.

Castilho lembra que os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante na sociedade, especialmente junto aos órgãos públicos e empresas privadas.  São eles os responsáveis pelo gerenciamento da contabilidade e da saúde financeira de empresas e pessoas físicas, realizações de auditorias e perícias, dentre outros papéis. “Os profissionais têm uma responsabilidade muito grande ao preservar o funcionamento das empresas, manutenção de empregos e renda”. 

Ele ressalta que quem contrata profissionais sem registros ou empresas irregulares corre grandes riscos de problemas tributários e riscos nas prestações de contas.

Com informações Comunicação Estratégica Campinas e CRCSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.