x

TRABALHISTA

TST tem maioria no reconhecimento do vínculo empregatício de motoristas do Uber; Empresa afirma independência dos colaboradores

Julgamento precisou ser interrompido após um pedido de vista.

16/12/2021 12:10:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
TST tem maioria no reconhecimento do vínculo empregatício de motoristas do Uber; Empresa afirma independência dos colaboradores

TST tem maioria no reconhecimento do vínculo empregatício de motoristas do Uber; Empresa afirma independência dos colaboradores Pexels

Um colegiado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) formou maioria nesta quarta-feira (15) para reconhecer o vínculo empregatício entre motoristas do aplicativo e a empresa Uber. 

Dois dos três ministros envolvidos reconheceram que o prestador de serviços do aplicativo deve ser considerado como funcionário da empresa. O julgamento, no entanto, não foi para frente após um pedido de vista.

Até o momento os trabalhadores são considerados como autônomos e seguem batalhando por seus direitos junto às empresas, que continua afirmando que não há vínculo entre eles e que a atuação do profissional é independente. 

Se a tese de vínculo prevalecer, os motoristas terão direitos previdenciários, trabalhistas e outras condições mais favoráveis ao desempenho do serviço.

Outras turmas do TST tiveram anteriormente entendimentos divergentes sobre o tema, sendo esse o primeiro caso de reconhecimento de vínculo empregatício.

Em nota à Reuters, a Uber comentou que vai aguardar o voto do ministro Alexandre Belmonte (que solicitou vista) para se manifestar sobre o caso concreto, mas afirmou que os motoristas não são empregados. “Não existem metas a serem cumpridas, não se exige número mínimo de viagens, não existe chefe para supervisionar o serviço, não há obrigação de exclusividade na contratação da empresa e não existe determinação de cumprimento de jornada mínima”, explicou a empresa.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.