x

IPVA

IPVA 2022: governo de SP libera parcelamento do imposto em até cinco vezes

Com aumento previsto de até 30%, medida facilita formas de pagamento do tributo.

17/12/2021 09:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IPVA 2022: governo de SP libera parcelamento do imposto em até cinco vezes

IPVA 2022: governo de SP libera parcelamento do imposto em até cinco vezes Pexels

Proprietários de veículos do estado de São Paulo ganharam uma facilitação no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, que poderá ser parcelado em até cinco vezes, seguindo projeto aprovado pelo governo estadual.

A medida foi proposta pelo governador João Doria (PSDB), visto o aumento esperado do imposto, que cobra o tributo se baseando na tabela Fipe do mês de setembro do ano anterior (no caso, deste ano).

Como os valores dos veículos tiveram um aumento considerável em 2021, alguns modelos chegaram a valorizar até 30%. Isso se deu após a redução da produção de veículos novos durante a pandemia por falta de peças e semicondutores, elevando consideravelmente a busca por novos e especialmente seminovos.

Com o aumento do preço dos veículos, situação que não ocorria há anos, mesmo com a alíquota sendo mantida, o valor será maior, devendo pesar no bolso do motorista. 

O IPVA até este ano só podia ser dividido em três cotas, então a nova proposta deve ajudar o proprietário. Os valores do estado de São Paulo ainda não foram divulgados e nem seu calendário de pagamentos.

Para quem prefere acertar o tributo à vista, o estado oferece um desconto de 3%, a ser pago em janeiro em cota única.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.