x

EMPREENDEDORISMO EM ALTA

Profissionais autônomos estão em crescimento e já somam mais de 24,8 milhões de brasileiros

Uma das formas encontradas para encarar o alto índice de desocupação durante a pandemia, o empreendedorismo surgiu para ajudar na renda de muitas pessoas.

19/12/2021 10:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Profissionais autônomos estão em crescimento e já somam mais de 24,8 milhões de brasileiros

Profissionais autônomos estão em crescimento e já somam mais de 24,8 milhões de brasileiros Pexels

Muita coisa mudou no cenário econômico e trabalhista no país desde a chegada da Covid-19 em março de 2020. Após quase dois anos da chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, é possível constatar o impacto que a doença trouxe para estes setores.

Segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em setembro, o trabalho por conta própria, conhecidos como profissionais autônomos, atingiu o número recorde de 24,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2021. 

Trata-se de um crescimento de 4,2% comparado ao trimestre anterior e corresponde a 28,3% de toda a população ativa no mercado de trabalho, segundo o IBGE. Outra pesquisa, da startup Contabilizei, mostra aumento no número de abertura de empresas no país. 

No total, foram registrados 1.107.787 de novas empresas no terceiro trimestre deste ano contra 927.228, em 2020. Para Charles Gularte, vice-presidente de Operações da Contabilizei, com a pandemia, o empreendedorismo acabou virando uma alternativa para muitos brasileiros.

"Tivemos um boom de empresas abertas no período de pandemia, pois muitos brasileiros viram na jornada empreendedora uma forma de gerar renda na crise, entretanto, esse movimento de crescimento no número de empreendedores já era visto em 2019", avalia.

Tendência antecipa a pandemia

A tendência do trabalho por conta própria ou de trabalhadores autônomos, vem antes mesmo da pandemia. Entre setembro e novembro de 2019, o contingente chegou a 24,6 milhões. "A perspectiva é de crescimento contínuo. A taxa de empreendedorismo potencial cresceu de 30%, em 2019, para 53%, em 2020", destaca Gularte.

O executivo se refere aos dados do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). O "empreendedorismo potencial" é composto por cidadãos que não têm um negócio, mas pretendem abrir uma empresa em até três anos.

Profissionais autônomos

Os profissionais autônomos são divididos em dois grupos: com ou sem CNPJ. De acordo com a Pnad Contínua, das 24,8 milhões de pessoas que atuam por conta própria, somente 5,8 milhões possuem CNPJ, enquanto 18,1 milhões correspondem ao trabalho por conta própria "informal".

Atualmente, ter um CNPJ é muito mais fácil se comparado aos anos 1980 e 90 do século passado. Hoje, o processo para abrir uma MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, é concluído em apenas um dia e garante diversos direitos e benefícios ao empreendedor.

Com informações Contabilizei

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.