x

Balanço

Vendas do varejo físico crescem 7% na Black Friday de 2021

Dados apontam aumento na comparação com a semana da Black Friday de 2020. Levantamento mostra ainda que quase metade das transações deste ano foram feitas com cartão de crédito

08/01/2022 13:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vendas do varejo físico crescem 7% na Black Friday de 2021

Vendas do varejo físico crescem 7% na Black Friday de 2021 Pexels

A Black Friday deste ano foi marcada pela retomada do varejo físico, graças ao avanço da vacinação em todo o país e a retomada de 100% das atividades presenciais. Dados da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), apontam que o varejo físico teve um volume de vendas 7% maior do que o obtido em 2020. Ao todo, foram 160.415 mil transações realizadas em sua base de clientes na semana da Black Friday, sendo que em 2020 esse número foi de 125.485 mil.

Outra informação apontada pelo levantamento foi que 48% dos pagamentos da Black Friday foram realizados com cartão de crédito. Em segundo lugar ficou o cartão de débito, com 23%, seguido pelo cheque e crediário, com 16%, e por último, dinheiro e Pix, que juntos representam 12% das transações.

Apesar do crescimento ter ficado abaixo do esperado, Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, avalia que o varejo físico passa por uma recuperação gradual e aos poucos recupera o fôlego. “A Black Friday de 2021 foi a primeira grande data comercial após a população com mais de 18 anos ser totalmente imunizada no Brasil. Apesar dos varejistas esperarem que as vendas fossem melhores, o crescimento de 7% já demonstra que o público está retornando à prática das compras presenciais”.

A expectativa é que as festas de Natal e ano novo ajudem nessa recuperação e os varejistas consigam vender os produtos em estoque. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um aumento de 4,3% nas vendas de Natal em relação ao ano anterior, considerando todo o varejo, físico e eletrônico, o que representaria uma movimentação de R$ 34,3 bilhões.

Fonte: Luana Figueiredo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.