x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ECONOMIA

Intenção de consumo da população em 2021 foi a menor já registrada, segundo CNC

O índice voltou a ter retração após analisar o comportamento dos brasileiros durante o ano.

09/01/2022 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Intenção de consumo da população em 2021 foi a menor já registrada, segundo CNC

Intenção de consumo da população em 2021 foi a menor já registrada, segundo CNC Pexels

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) registrou uma queda ao analisar a Intenção de Consumo das Famílias brasileiras, reduzindo em 9,9% e uma média de 71,6 pontos, em uma escala de 100.

A pontuação foi o menor patamar já registrado desde o começo da mensuração, que teve início em 2010. A situação também foi verificada como negativa na percepção de consumo, sendo que nos últimos dois meses do ano houveram quedas consecutivas no desempenho mensal.

Avaliando por orçamentos familiares, aqueles que recebem acima de dez salários mínimos revelaram nível de insatisfação de 86,9 pontos e aqueles com renda inferior, o indicador marcou 68,4 pontos.

O último recorde negativo nesta avaliação aconteceu em 2016, motivado pela instabilidade política (ano do impeachment da então presidente Dilma Roussef).

Entre os motivos para justificar a insatisfação em 2021 estão a inflação, os altos juros e a redução salarial, sendo que 40,6% afirmam que as rendas caíram em 2021 em comparação aos últimos anos.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.