x

AFASTAMENTOS SEMANAIS

Setor da alimentação segue afetado pelas contaminações e afasta 20% da equipe por Influenza ou Covid-19

A nova alta nas contaminações e dificuldade em realizar testes prejudica a retomada de bares e restaurantes do país.

10/01/2022 14:00:01

842 acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Setor da alimentação segue afetado pelas contaminações e afasta 20% da equipe por Influenza ou Covid-19 Pexels

Desde o começo de dezembro, período que costuma ser marcado por férias coletivas, recessos e feriados prolongados, o setor de alimentação embora tenha tido mais movimento, também tem sido prejudicado pelas contaminações por Influenza e Covid-19 de seus colaboradores.

De acordo com informações do presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci, cerca de 20% da equipe dos bares e restaurantes estão sendo afastados do serviço semanalmente por suspeita de alguma das doenças.

A situação ainda se intensifica nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pará. A Abrasel indica que em caso de qualquer sintoma, o colaborador permaneça em casa e busque orientação médica.

As empresas do segmento devem se planejar para se adequar à situação, buscando contatos para freelancer, trabalhos temporários e outros para suprir as vagas temporariamente disponíveis.

O planejamento financeiro também deve entrar na conta dos bares e restaurantes, já que o afastamento do colaborador por um período inferior a 14 dias fica sob sua responsabilidade, sem auxílio do INSS, resultando em gastos dobrados ao empregador.

Solmucci ainda explica que a falta de testes está prejudicando a retomada dos trabalhadores, que podem não estar contaminados com a doença e sem a testagem, não podem e nem devem retornar ao trabalho.

Os afastamentos vêm acontecendo em diversos segmentos, afetando desde companhias áreas que precisaram remarcar diversos voos por funcionários contaminados, até shows, eventos e escritórios. Sem o cuidado preventivo e a vacinação adequada, o quadro de afastamentos não deve sofrer mudanças.

 

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.