x

S/As

Publicação de balanços patrimoniais e demonstrativos contábeis continua obrigatória

O Marco Legal das Startups dispensou parte das sociedades anônimas de realizar publicações em jornais, mas a regra não vale para todas as empresas; entenda.

10/01/2022 16:15:01

3,1 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Publicação de balanços patrimoniais e demonstrativos contábeis continua obrigatória Pexels

O Marco Legal das Startups (LC 182/2021), aprovado pelo Congresso Nacional, alterou a Lei das S/As, para desobrigar empresas a publicar eletronicamente balanços patrimoniais e demonstrações contábeis.

A norma vale apenas para sociedades anônimas de capital fechado com receita bruta abaixo de 78 milhões.

O texto também dispensa as sociedades anônimas de menor porte, novo tipo empresarial criado pela norma. Contudo, o enquadramento como Sociedade Anônima de Pequeno Porte vai depender de regulamentação futura pela Comissão de Valores Imobiliários.

As demais companhias de capital aberto continuam obrigadas a realizar todas as publicações ordenadas na Lei 6.404/76 normalmente.

Publicações das S/As

Vale lembrar que, a partir deste mês de janeiro, entra em vigor a Lei nº 13.818/19. Assim, as publicações empresariais obrigatórias, por parte das S/As serão realizadas tanto em jornal de grande circulação, editado na localidade em que esteja situada a sede da companhia, de forma resumida, quanto, com divulgação simultânea da íntegra dos documentos, na página do mesmo jornal.

É importante esclarecer que a própria lei dispõe acerca do conteúdo mínimo a ser publicado na forma resumida no que tange, especificamente, às demonstrações financeiras.

Portanto, deverão ser arquivados nas juntas comerciais dois atos, o demonstrativo resumido e, também, na íntegra.

Assim, mesmo diante da entrada em vigor do Marco Legal das Startups, as publicações dos balanços, atas e avisos de convocações das S.A.s continuarão obrigatórias.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.