x

Simples Nacional

Simples Nacional: 195 mil empresários fizeram o pedido na primeira semana de adesão

Empresários têm até 31 de janeiro para optar pelo regime tributário do Simples Nacional; resultado final será divulgado em 15 de fevereiro.

11/01/2022 09:05:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Simples Nacional: 195 mil empresários fizeram o pedido na primeira semana de adesão

Simples Nacional: 195 mil empresários fizeram o pedido na primeira semana de adesão Pexels

Até o momento, 195.255 empresários já fizeram o pedido de adesão no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional.

Desde 3 de janeiro, os empresários de todo o país já podem se enquadrar no regime. A opção pode ser feita por microempresas e empresas de pequeno porte até o dia 31 de janeiro. 

É importante ressaltar que os solicitantes não podem fazer parte das vedações previstas na Lei Complementar nº 123, de 2006.

Para as empresas já em atividade, a solicitação de opção pode ser feita até o último dia útil (31/1). Caso seja aceita, valerá a partir de 1° de janeiro deste ano (caráter retroativo).

Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham decorridos 60 dias da data de abertura do CNPJ. Quando aprovada, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ. Após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte, produzindo efeitos a partir de então.

Como optar pelo Simples Nacional

O acesso ao sistema para opção é realizado por meio do Portal do Simples Nacional (em Simples - Serviços > Opção > Solicitação de Opção pelo Simples Nacional).

O resultado final será divulgado em 15 de fevereiro de 2022.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.