x

Renúncias Fiscais

Benefício fiscal vetado por Bolsonaro contribui para reduzir as renúncias fiscais, diz especialista

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, com vetos, a lei que cria o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar). Medida libera o uso de navios estrangeiros na navegação de cabotagem do Brasil. O projeto é do próprio Executivo.

13/01/2022 17:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Benefício fiscal vetado por Bolsonaro contribui para reduzir as renúncias fiscais, diz especialista

Benefício fiscal vetado por Bolsonaro contribui para reduzir as renúncias fiscais, diz especialista Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, lei que cria o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar). A medida libera, de forma progressiva, o uso de navios estrangeiros na navegação de cabotagem do Brasil, sem a obrigação de contratar a construção de embarcações em estaleiros brasileiros. Especialista afirma que o veto contribui para reduzir as renúncias fiscais. 

O novo texto teve origem no PL 4.199/2020, projeto de autoria do próprio Executivo. O programa foi analisado e aprovado pelas duas Casas do Congresso Nacional — no Senado Federal, o relator da matéria foi Nelsinho Trad (PSD-MS).

De acordo com a justificativa apresentada pela Presidência da República, a reativação desse benefício vetado incorre em vício de inconstitucionalidade e em contrariedade ao interesse público, pois implicaria renúncia de receitas sem a “apresentação da estimativa do impacto orçamentário e financeiro e das medidas compensatórias”. 

Ainda segundo o governo federal o Reporto “restaria demasiadamente amplo e aberto, e criaria uma subjetividade no que poderia ou não ser contemplado pelos benefícios com possibilidade de desvios para outros usos, o que o tornaria incompatível com diretrizes do Tribunal de Contas da União para comprovação dos montantes desonerados e o seu retorno à sociedade”.

O advogado Mateus da Cruz, especialista em direito tributário e sócio da Dias, Lima e Cruz Advocacia, explica que o benefício fiscal vetado pelo presidente é a restituição do Reporto, “que permitia a importação de máquinas, equipamentos, peças e outros bens sem o pagamento de tributos federais se utilizados na ampliação e modernização da estrutura portuária brasileira”. 

“Apesar desse benefício ainda ser necessário, o veto corrobora a tendência do governo federal de reduzir as renúncias fiscais de maneira geral”, explica o especialista. 

Fonte: Senado Federal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.