x

Crypto Rio

Rio de Janeiro pode dar desconto para quem pagar IPTU em Bitcoin

O prefeito do Rio de Janeiro anunciou que a cidade terá moeda própria e incentivará a população a utilizá-la ao oferecer descontos em tributos.

15/01/2022 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Rio de Janeiro pode dar desconto para quem pagar IPTU em Bitcoin

Rio de Janeiro pode dar desconto para quem pagar IPTU em Bitcoin Pexels

Durante o Rio Innovation Week, evento que reúne grandes nomes do mercado da tecnologia e inovação no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes afirmou que pretende  investir uma porcentagem do Tesouro em criptomoedas.

“A gente vai lançar o Crypto Rio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda”, disse ele. Já nesta sexta-feira (14) foi publicado decreto que cria um grupo de trabalho para propor ações relacionadas ao desenvolvimento do mercado cripto com o objetivo de impulsionar a economia carioca nesse universo.

O grupo, coordenado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, vai estudar formas de estimular o uso das moedas por meio de descontos ao contribuinte, como no pagamento do IPTU, por exemplo.

Crypto Rio

Segundo nota da prefeitura, as moedas digitais cariocas serão chamadas de Crypto Rio e poderão ajudar na ampliação de recursos para projetos estratégicos da cidade. O texto também confirma o estudo para aplicação do Tesouro em criptomoedas. O resultado do trabalho do grupo será divulgado em 90 dias a contar da publicação do decreto.

No evento de ontem, Paes disse que sua intenção também é fazer investimentos futuros em inovação e tecnologia, como fez a cidade americana, e falou sobre a criação do Porto Maravalley, área do Porto Maravilha com incentivos fiscais para empresas do segmento tech.

Sobre a parte de incentivos fiscais, após o evento, os secretários Pedro Paulo, da Fazenda, e Chicão Bulhões, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, falaram ao jornal O Globo: “Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se pagar com bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU), vira 10% se pagar em bitcoin”, disse Paulo. “Vamos estudar o arcabouço jurídico para fazer isso”.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.