x

Comportamento

5 tendências vieram pra ficar nos pequenos negócios

Empresária e mentora de marketing aponta comportamentos que surgiram ou foram potencializados durante a pandemia e podem ajudar os empreendedores em 2022.

16/01/2022 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 tendências vieram pra ficar nos pequenos negócios

5 tendências vieram pra ficar nos pequenos negócios Pexels

O ano de 2022 começa com muitos desafios para os empreendedores, mas também é um ano de novas oportunidades.

Mariana Cammarano, empreendedora e consultora em marketing, pontua que algumas atitudes criadas ou intensificadas durante a pandemia podem ser adotadas ou mantidas na vida do empreendedor. E a boa notícia é que são tendências que só vão ajudar no dia a dia de quem tem um negócio.

Mariana fez uma lista com as 5 tendências que vieram pra ficar. Confira abaixo:

1- Liberdade geográfica

A pandemia nos mostrou que, em muitos casos, não é preciso estar fisicamente em um lugar para trabalhar, fazer contatos e fechar negócios. Isso amplia e supera barreiras. Vale para o home office e para reuniões e encontros.

"Você pode fazer negócio muito mais fácil online com pessoas de outros estados e países. Isso é um mar de oportunidades e amplia muito as chances de negócios", afirma Mariana.

2- Relações mais verdadeiras

Poucas vezes na história da sociedade, todo mundo viveu uma mesma situação, como tem sido durante a pandemia do coronavírus. Para a especialista, isso gera empatia e formas melhores de se relacionar. Vale pra vida e pro empreendedorismo.

“Isso traz uma possibilidade de maior identificação e, consequentemente, de poder ser mais vulnerável, porque você tem a certeza de que o outro entende o que você está falando e sentindo. As relações ficam mais fáceis, mais fluidas e mais verdadeiras”, diz.

3- Criação de comunidade

Grupos de interesse estão se formando e parece que existe uma abertura e um olhar maior para a vida em comunidade. Isso é muito bom para os pequenos negócios.

"Tivemos um movimento muito grande de apoio a estabelecimentos locais, e eu acho que isso não se perde. Vai ficar mais fácil agir localmente, conseguir mobilizar a comunidade. Ser pequeno vai ser mais fácil e mais possível", prevê a especialista.

Em maio de 2021, o g1 contou algumas histórias de pequenos empresários que estavam se beneficiando do poder da comunidade. Os empresários Ana Rosa Guedes e Rodrigo Laranjeira, donos de uma padaria artesanal, viram o faturamento aumentar 4 vezes em 10 meses, durante a pandemia. Para eles, o sucesso veio exatamente da divulgação boca a boca e, por isso, a empresa cresceu de forma orgânica.

4- Respeito à saúde mental

Burnout, depressão, ansiedade são problemas sérios, muitas vezes vistos com discriminação. A pandemia trouxe a saúde mental à tona e isso pode ajudar as pessoas a tratá-las da forma correta. Empreendedores precisam estar sempre alerta e cuidar do bem estar e da saúde para tocar seus negócios com qualidade.

"Eu acho que existe maior respeito e maior conscientização sobre o quanto a saúde mental é importante e não deve ser ignorada", diz Mariana.

5- Melhor relação com a tecnologia

As pequenas empresas estão mais digitais do que nunca e muitas aprenderam da pior forma, durante a pandemia. Mas isso as deixou mais abertas para os avanços tecnológicos, afinal foi isso que salvou muito negócio durante o distanciamento social e fechamento do comércio.

"A tecnologia é inevitável e veio pra ficar, mas temos que aprender a ter uma boa relação com ela, porque o excesso também não é saudável. Estamos aprendendo e tem ficado cada vez mais fácil usar a tecnologia a nosso favor", completa Mariana.

Estudo realizado em 2021 mostrou que os pequenos negócios que aderiram às vendas on-line conseguiram reduzir queda no faturamento durante a pandemia. Com certeza, esse é um caminho sem volta.

Fonte: com informações do G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.