x

Notícia em detalhe

Desoneração da folha de pagamento: o que é e o que muda com a prorrogação?

Entenda o que é a desoneração da folha, quais empresas foram beneficiadas e como calcular o valor a ser pago.

17/01/2022 15:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Desoneração da folha de pagamento: o que é e o que muda com a prorrogação?

A desoneração da folha de pagamento foi criada em 2011 pela Lei 12.546 com o objetivo de substituir a contribuição previdenciária tradicional por uma contribuição social.

Com a norma, o valor recolhido é determinado por um percentual sobre a receita bruta, variando entre 1% a 4,5% de acordo com o setor e não mais 20% sobre o valor da remuneração de cada profissional.

Desde então, ocorreram prorrogações sucessivas como forma de melhorar as condições empresariais. Inclusive, recentemente, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que prorroga a medida até dezembro de 2023.

Para entender o que é a desoneração da folha na prática, quais empresas podem ser beneficiadas e como realizar o cálculo de receita bruta pra chegar ao valor a ser pago por cada instituição, entrevistamos Caio Bartine, advogado especialista em Direito Tributário, no Notícia em Detalhe dessa segunda-feira (17). Dê o play no vídeo e confira.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.