x

Covid

Passaporte vacinal: restaurantes começam a exigir comprovante em SP

O comprovante do ciclo vacinal não é obrigatório no estado nem na capital, mas medida está sendo adotada para evitar novas restrições ao setor.

17/01/2022 16:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Passaporte vacinal:  restaurantes começam a exigir comprovante em SP

Passaporte vacinal:  restaurantes começam a exigir comprovante em SP Pexels

A pandemia volta a preocupar os comerciantes com o aumento na contaminação da população. Para tentar evitar que restrições ao setor sejam impostas novamente, bares e restaurantes de São Paulo começaram a exigir comprovante de vacinação.

A medida, que pede o passaporte vacinal, chegou a ser anunciada, mas ficou opcional na capital. 

Em cidades da região Nordeste, a exigência levou a uma "confusão tremenda", disse Leandro Menezes, da Abrasel (associação de bares e restaurantes) na Bahia.

Em São Paulo, o Cuia Café, restaurante da chef Bel Coelho no centro da capital, passou a exigir a apresentação do comprovante de vacinação com duas doses no sábado (15).

No Mescla, do chef Checho Gonzales, a exigência também passou a valer no sábado. Por meio do perfil do restaurante no Instagram, ele disse que o comprovante poderá será em papel ou pelo aplicativo do Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

"Nossa classe foi muito afetada nesses dois anos de pandemia, precisamos nos cuidar e cuidar dos nossos clientes", disse Gonzales, no Instagram.

Passaporte da vacina

Quem foi vacinado na cidade de São Paulo também consegue emitir o passaporte no e-saude, aplicativo da rede pública de atendimento da capital.

O Borgo Mooca, no bairro de mesmo nome na zona leste da capital, comunicou a decisão no Instagram. A administração do restaurante disse que o comprovante passa a ser exigido para proteger "nossa família, as famílias de nossos colaboradores, dentro do cenário atual."

Para entrar no estabelecimento, o cliente precisará demonstrar ter ao menos duas doses de vacina. O mesmo foi anunciado pelo Bar dos Arcos, no Theatro Municipal, na praça Ramos de Azevedo, no centro. A pizzaria Bocada's, com unidades na Barra Funda e na Vila Madalena começou a exigir o comprovante de na sexta (14).

Fonte: com informações do Painel S.A

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.