x

CARREIRA

Processo seletivo: confira dicas para ir bem na entrevista de emprego

A entrevista geralmente é uma etapa avançada do processo seletivo, por isso prepare-se para garantir a vaga.

18/01/2022 16:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Processo seletivo: confira dicas para ir bem na entrevista de emprego

Processo seletivo: confira dicas para ir bem na entrevista de emprego Pexels

Com a pandemia vieram novas formas de se conectar e de se relacionar, e com isso surgiram novas demandas para as entrevistas de emprego, que passaram a ser realizadas à distância.

Seja presencialmente ou virtual, a entrevista é um passo fundamental para a contratação de um novo colaborador, e se você chegou até esta etapa, é um ótimo sinal. 

Os primeiros passos costumam ser uma análise de currículo, de forma bem impessoal, depois testes, avaliações práticas e por último, se superado todos estes obstáculos, enfim chega o momento de conhecer o candidato e um pouco mais de outros lados dele.

O entrevistado, além de tudo, deve estar em sintonia com os valores, missões e objetivos da empresa que busca preencher aquela vaga, além de ser o momento de tirar suas dúvidas, e por isso a entrevista é tão importante, para alinhar as expectativas das partes.

Confira dicas para se sair bem nesta etapa do processo seletivo:

  1.  Faça sua pesquisa sobre a vaga e sobre a empresa, para conhecer o propósito dela, o objetivo, valores, missões e se estão alinhados com a sua realidade;
  2. Mesmo que à distância, esteja arrumado formalmente;
  3. Se for uma entrevista online, reserve um ambiente calmo, com luz adequada;
  4. Confira se seus equipamentos estão funcionando, como microfone, câmera e que o celular/computador está devidamente carregado;
  5. Seja pontual, se precisar se deslocar, busque a melhor rota um dia antes e programe-se;
  6. Não interrompa o entrevistador ou outros colegas que estejam participando da seleção;
  7. Não leve dúvidas para casa mas seja razoável nos questionamentos, ainda mais se estiver dividindo o espaço com outros;
  8. Seja transparente: não adianta conseguir a vaga a qualquer custo e seu perfil não se encaixar no lugar, só prejudicará você e a empresa.
  9. Treine sua apresentação pessoal e fale com confiança;
  10. Não decore! Tentar decorar palavras só vai confundir você, fale naturalmente e se esquecer um termo, busque sinônimos.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.