x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

INSS 2022

Aposentadoria: INSS começa liberar consulta a valores reajustados de 2022

Segundo o INSS, os beneficiários poderão consultar os valores conforme o processamento da folha de pagamento de janeiro.

19/01/2022 09:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aposentadoria: INSS começa liberar consulta a valores reajustados de 2022

Aposentadoria: INSS começa liberar consulta a valores reajustados de 2022 Pexels

O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar os benefícios com o reajuste anual a partir da próxima terça-feira (25) e, por isso, já começou a liberar a consulta aos novos valores. 

O extrato com valor reajustado ainda não está disponível para todos os beneficiários porque o INSS ainda está processando a folha de pagamentos de janeiro. O órgão não detalhou o dia que vai concluir a liberação dos extratos a todos os beneficiários no Meu INSS e explicou que as informações dos benefícios vão sendo liberadas aos poucos no sistema..

Se você é um beneficiário do INSS e quer saber se os novos valores já estão liberados para o seu caso, é preciso acessar o extrato de pagamento de benefício pelo Meu INSS, com CPF e senha e verificar se já aparecem os valores referentes à competência de janeiro de 2022. 

Lembrando que o extrato também detalha descontos como do Imposto de Renda, para quem não é isento, e de empréstimos consignados, se houver.

Extrato de pagamento do INSS

Para consultar seu extrato de pagamento do INSS, basta acessar o site www.meu.inss.gov.br ou o aplicativo oficial Meu INSS no celular. Em seguida, preencha com o número do CPF e a senha.

Se for o primeiro acesso, será preciso se cadastrar e responder a algumas perguntas sobre seu histórico de contribuições.

Na tela inicial, ao centro, após clicar no ícone em que aparece um olho, o sistema informará o número de benefício, a competência, o valor e a previsão de pagamento. Se aparecer a competência de janeiro de 2022, o novo extrato está disponível e o sistema já mostrará o valor do novo benefício após descontos.

Se estiver liberado, clique em "Detalhar" e aparecerão os benefícios já solicitados ao INSS. Selecione o benefício que está ativo e, na tela seguinte, vá em "Extrato de Pagamento". Clique sobre a competência 01/2022. Nessa linha já aparece o valor a ser recebido (com descontos, se houver) e a data de pagamento

O INSS também informa o banco e a agência de pagamento

Reajuste anual da aposentadoria

Dos 36 milhões de beneficiários que receberão o reajuste anual, 23.463.947 ganham o salário mínimo e 12.110.325 recebem acima do piso nacional, informou o INSS.

Quem recebe o salário mínimo passará a ter um benefício bruto de R$ 1.212, com pagamentos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem mais do que o piso nacional, os depósitos ocorrerão entre os dias 1º e 7 de fevereiro, segundo o calendário anual de pagamentos para 2022.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), como o feriado de 25 de janeiro de 2022, aniversário da cidade de São Paulo, foi antecipado em 2021, os bancos funcionarão normalmente nesta data e, portanto, pagarão os benefícios correspondentes na data.

O reajuste anual de quem recebe acima do salário mínimo será de 10,16% neste ano, o correspondente à inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em 2021. A portaria com os índices de reajustes ainda não foi publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Aposentadorias e pensões que foram concedidas em 2021 têm um reajuste proporcional, equivalente à quantidade de meses em que o benefício foi pago no ano passado.

Calendário de pagamentos do INSS 2022

Imagem: divulgação INSS

Fonte: com informações da Folha

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.