x

DESAFIO PARA 2022

Previdência Social pretende zerar filas de espera em 2022; Cerca de 1,8 mi ficaram com benefícios em análise em 2021

A fila do ano passado terminou com 1,8 milhões de análises pendentes para aposentadorias, pensões e auxílios.

24/01/2022 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Previdência Social pretende zerar filas de espera em 2022; Cerca de 1,8 mi ficaram com benefícios em análise em 2021

Previdência Social pretende zerar filas de espera em 2022; Cerca de 1,8 mi ficaram com benefícios em análise em 2021 Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Previdência Social, gerenciada pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começou 2022 com uma proposta muito interessante aos seus possíveis novos beneficiários, que é o desafio de zerar a lista de espera para seus benefícios neste novo ano.

No ano passado, 1,8 milhões de brasileiros ficaram com pedidos pendentes de análise pelo instituto, causado pela falta de servidores públicos para analisar os processos e devido aos reagendamentos constantes das perícias por causa da pandemia.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Direitos Previdenciários (IBDP), dos casos pendentes, 500 mil são solicitações para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência.

Além disso, em dezembro haviam cerca de 458 mil segurados agendados para realizar a perícia médica do INSS, que acabou não acontecendo.

Sem filas neste novo ano

O INSS se comprometeu, por meio de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) a analisar os processos entre 30 a 90 dias, variando conforme benefício solicitado, e realizar as perícias em até 45 dias, podendo ser prorrogado para 90 dias nos locais de difícil acesso.

O órgão que costuma receber em média 800 mil processos por mês precisará analisar cerca de 131 mil pedidos extras mensalmente para conseguir cumprir o desafio de sanar a fila neste ano.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.