x

Programa para jovens

MP com programa para gerar renda aos jovens deve ser publicada pelo governo nos próximos dias

O programa permite a contratação sem vínculo empregatício e os participantes deverão receber capacitação.

26/01/2022 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MP com programa para gerar renda aos jovens deve ser publicada pelo governo nos próximos dias

MP com programa para gerar renda aos jovens deve ser publicada pelo governo nos próximos dias Pexels

Nos próximos dias, o governo federal deve publicar uma Medida Provisória (MP) para instituir o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário. O objetivo é dar oportunidade de trabalho, sem vínculo empregatício, para jovens e pessoas com mais de 50 anos.

Serão concedidas bolsas-auxílio, além de capacitação profissional, conforme apurou a CNN. O programa, de acordo com informações do Ministério do Trabalho, terá caráter temporário.

Os municípios participantes poderão contratar jovens entre 18 e 24 anos ou pessoas com mais de 50 anos que estiverem desempregadas há mais de dois anos, sem a necessidade de concurso público e sem vínculo empregatício.

O beneficiário, por sua vez, receberá uma bolsa-auxílio com valor que deverá respeitar o equivalente ao valor do salário mínimo por hora. A jornada máxima da atividade não poderá ultrapassar 22 horas semanais, limitada a 8 horas diárias.

Os beneficiários também deverão receber uma qualificação, a ser promovida pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem, com carga horária de 20 horas para cada 30 dias de permanência do colaborador no programa.

Os trabalhadores também deverão receber vale transporte e seguro contra acidentes.

A medida prevê prioridade nas contratações para pessoas integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único e nos programas sociais de transferência de renda.

Segundo o Ministério do Trabalho, a ideia é reduzir os impactos no mercado de trabalho causados pela pandemia, reduzir o desemprego nessas faixas etárias e auxiliar na inclusão dos jovens no mercado profissional.

Fonte: com informações da CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.