x

Programa para jovens

MP com programa para gerar renda aos jovens deve ser publicada pelo governo nos próximos dias

O programa permite a contratação sem vínculo empregatício e os participantes deverão receber capacitação.

26/01/2022 11:00:01

1,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

MP com programa para gerar renda aos jovens deve ser publicada pelo governo nos próximos dias Pexels

Nos próximos dias, o governo federal deve publicar uma Medida Provisória (MP) para instituir o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário. O objetivo é dar oportunidade de trabalho, sem vínculo empregatício, para jovens e pessoas com mais de 50 anos.

Serão concedidas bolsas-auxílio, além de capacitação profissional, conforme apurou a CNN. O programa, de acordo com informações do Ministério do Trabalho, terá caráter temporário.

Os municípios participantes poderão contratar jovens entre 18 e 24 anos ou pessoas com mais de 50 anos que estiverem desempregadas há mais de dois anos, sem a necessidade de concurso público e sem vínculo empregatício.

O beneficiário, por sua vez, receberá uma bolsa-auxílio com valor que deverá respeitar o equivalente ao valor do salário mínimo por hora. A jornada máxima da atividade não poderá ultrapassar 22 horas semanais, limitada a 8 horas diárias.

Os beneficiários também deverão receber uma qualificação, a ser promovida pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem, com carga horária de 20 horas para cada 30 dias de permanência do colaborador no programa.

Os trabalhadores também deverão receber vale transporte e seguro contra acidentes.

A medida prevê prioridade nas contratações para pessoas integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único e nos programas sociais de transferência de renda.

Segundo o Ministério do Trabalho, a ideia é reduzir os impactos no mercado de trabalho causados pela pandemia, reduzir o desemprego nessas faixas etárias e auxiliar na inclusão dos jovens no mercado profissional.

Fonte: com informações da CNN

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.