Em 28 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático que tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano.
Por isso, selecionamos oito livros para te ajudar a sair das dívidas, juntar dinheiro, gastar menos, ter uma reserva de emergência ou até mesmo investir.
A Psicologia Financeira – Morgan Housel
Segundo Angela Tosatto, analista de renda variável da NuInvest, o livro mostra como o sucesso financeiro está relacionado aos acontecimentos da vida e ao que você aprende ao longo dela.
“Housel apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças. Um livro de fácil leitura, mas que tira qualquer leitor da zona de conforto, pois descreve perfeitamente os hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro”, comenta a analista.
Rápido e Devagar – Daniel Kahneman
Um clássico é um clássico. E em se tratando de psicologia econômica, o psicólogo Daniel Kahneman é um dos grandes nomes. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2002 ao demonstrar que existem duas formas de pensar – uma rápida e outra devagar.
O livro resume a teoria do pensador. Ele mostra como o cérebro cria atalhos que ajudam a explicar a forma como tomamos decisões, principalmente financeiras. A obra é densa, mas a linguagem não é complicada.
Decisões Econômicas – Vera Rita de Mello Ferreira
A professora de economia comportamental é uma das maiores referências brasileiras na área. Se você ficou com preguiça de ler Kahneman, o livro de Vera Rita é uma boa alternativa.
Ela explica quais são os vieses de comportamento que fazem você, por exemplo, não juntar dinheiro (mesmo quando sobra no fim do mês), gastar mais, e não pensar no futuro. Para isso, a professora usa exemplos práticos e bom humor.
Tostão Furado – Mari Ferreira
A consultora financeira ensina no livro os passos básicos para quem está começando agora a organizar o orçamento. A autora oferece ao leitor uma jornada de autoconhecimento financeiro a partir de exercícios criados com base na psicologia econômica.
Para a especialista, é o comportamento que define a forma como lidamos com o dinheiro, e que aproxima ou afasta as pessoas de seus objetivos. O livro apresenta ferramentas para os primeiros passos na organização financeira.
O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason
Para quem quer começar a aprender finanças e ler uma boa história ao mesmo tempo, este livro pode ser um bom primeiro passo, segundo Eduardo Perez, analista de renda fixa da NuInvest.
“O livro mostra como mudanças simples no modo de pensar e como atitudes específicas na nossa rotina podem alterar a maneira como nos relacionamos com o dinheiro”, afirma.
O livro tem quase um século desde sua primeira edição e elenca princípios da antiga Babilônia. Parece complicado, mas não é. A partir desses princípios, o autor ensina como economizar, como resolver problemas financeiros e até a como investir.
Orçamento sem falhas – Nath Finanças
No livro, Nath Finanças, administradora e orientadora financeira, detalha os passos básicos para começar a organizar o orçamento. O livro é curtinho, prático, leve e ensina conceitos básicos para quem quer se organizar, mas não tem muito dinheiro.
O forte da obra é que Nath parte de um lugar que é comum à maioria dos brasileiros: um ponto de partida sem privilégios, com baixa renda e com dívidas.
Dinheiro sem medo – Eduardo Amuri
O educador financeiro ensina o passo a passo do planejamento neste livro para quem está partindo do zero.
Além de mostrar estratégias bem práticas para se organizar e pagar dívidas, ele divide com o leitor histórias de pessoas reais que tiveram problemas financeiros específicos e como elas resolveram.
Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki
Existe um motivo para este livro ser tão mencionado quando o assunto é dinheiro. “Ele é um divisor de águas em relação às finanças, principalmente para quem já tem filhos ou pretende tê-los”, afirma Angela Tosatto.
Para ela, o objetivo do livro é instruir o leitor e despertar a sua inteligência financeira. Como o próprio título revela, o autor trata bastante sobre a relação entre pais e filhos, mas a obra ajuda mesmo aqueles que não têm ou não querem ter filhos a enxergar a importância do planejamento financeiro para o agora e para o futuro.
Com informações da NuInvest