x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Expansão

Balcão Único já está presente em 17 estados do país

O sistema do Balcão Único simplifica o processo de abertura de empresas.

24/02/2022 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Balcão Único já está presente em 17 estados do país

Balcão Único já está presente em 17 estados do país PxHere

Na última terça-feira (22), representantes da Casa Civil e do Ministério da Economia discutiram sobre os avanços na implementação do Balcão Único pelas unidades da Federação. 

Balcão único

O Balcão Único, lançado em 2021, permite a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simplificada e online, reduzindo as burocracias e otimizando tempo e dinheiro. 

Atualmente, o sistema está presente em 17 estados do País e em processo de expansão para as demais localidades.

O Balcão Único é disponibilizado pela Junta Comercial dos estados e pode ser acessado de qualquer lugar, bastando realizar o login por meio da plataforma de autenticação Gov.Br. 

O sistema utiliza um formulário único, acessível no ambiente virtual para coletar as informações, realizar as consultas e receber as autorizações necessárias dos diversos órgãos que atuam no processo de abertura de empresa, unificando etapas, como: análise de viabilidade, registro e licenciamento.

Simplificação na abertura de empresas

O principal impacto da iniciativa pode ser sentido no tempo necessário para abertura de empresas, que antes era de cinco dias e nove horas em 2019, e atualmente está em apenas dois dias. 

Em 2021, segundo o Mapa de Empresas, foram abertas mais de quatro milhões de novas empresas no País, a maioria MEI.

O projeto, fruto dos esforços do Governo Federal para reduzir a burocracia e simplificar a vida do cidadão, foi resultado de discussões realizadas na Redesim, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. 

Liderado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria Especial da Receita Federal (SERFB) e da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.