x

PLATAFORMA DO BC

Sistema Valores a Receber: confira como consultar “dinheiro esquecido” de familiares falecidos

Banco Central disponibiliza formas de consultar quantias esquecidas, mas formas de saque ainda estão em discussão.

04/03/2022 09:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sistema Valores a Receber: confira como consultar “dinheiro esquecido” de familiares falecidos

Sistema Valores a Receber: confira como consultar “dinheiro esquecido” de familiares falecidos Foto: Caroline Ferraz/Sul21

A plataforma Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC), lançada para consulta de valores esquecidos em instituições financeiras por pessoas físicas e jurídicas, permite também a verificação de quantias deixadas por pessoas já falecidas.

A consulta pode ser feita de forma simples e fácil somente com o CPF e data de nascimento da pessoa, assim familiares podem conferir se há algum “dinheiro esquecido” que possa ser resgatado pelos parentes.

Apesar da consulta de valores esquecidos por falecidos já ser uma realidade, a forma de saque ainda está sendo discutida pelo BC.

Em entrevista à CNN, o chefe do Departamento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Gomes, explicou que “a pessoa consegue com o CPF e a data de nascimento essa informação [saber da existência de dinheiro esquecido]. O que estamos discutindo internamente e procurando é a viabilidade jurídica e técnica para dar mais informações para esse herdeiro”.

Gomes ainda afirmou que em breve o órgão deve divulgar informações específicas com maiores orientações sobre este tipo de saque.

Para realizar a consulta, basta acessar o site oficial do Sistema Valores a Receber, inserir os dados para verificação e já será informado se existem valores pendentes de saque ou não.

Caso o resultado seja positivo, será necessário aguardar um novo posicionamento do BC para solicitar o saque do valor esquecido pelo falecido.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.