x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

IMPOSTO DE RENDA

Teste de covid-19 pode ser abatido do Imposto de Renda

Pessoas que fizeram teste para detectar o vírus da covid-19 em laboratório particular podem deduzir esse gasto do Imposto de Renda.

08/03/2022 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Teste de covid-19 pode ser abatido do Imposto de Renda

Teste de covid-19 pode ser abatido do Imposto de Renda Pexels

Pessoas que fizeram teste para detectar o vírus da covid-19 em laboratório particular podem deduzir esse gasto do Imposto de Renda. A regra vale tanto para o teste RT-PCR quanto o que realiza a coleta do sangue.

Segundo Roberto Escudeiro, consultor sênior do Grupo Certacon, para a dedução, os testes precisam ser elaborados em clínicas, hospitais ou laboratórios particulares, com emissão de Nota Fiscal de Serviços discriminando o procedimento e em nome do contribuinte.

Outra possibilidade, segundo ele, são os testes elaborados por médicos em seus respectivos consultórios, mas também apoiados por recibos, discriminando o procedimento e em nome do contribuinte.

Já os teste realizados em farmácias não estão inclusos na legislação do Imposto de Renda, assim como a compra de medicamentos, afirma Escudeiro. Por isso, caso você declare o teste com o CNPJ de uma farmácia, correrá o risco de cair na malha fina.

Fonte: Grupo Certacon

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.